Forum Pplware

Versão Completa: PC desktop não liga
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Boa tarde. É a 1ª vez que coloco um post neste forum. O motivo que me levou a participar neste forum pela 1ª vez diz respeito a um problema que se passa com o meu desktop que já tem mais de 10 anos com os mesmos componentes - Processador AMD Thunderbird, MB Elite ECS K7VZA, etc...

O PC começou por se reiniciar ou desligar sozinho várias vezes durante os primeiros 5-10' de utilização. Inicialmente desconfiei de algum ficheiro corrompido do Win XP pelo que acedi à BIOS e mudei os settings para «fail-safe». Nada de novo. Insisti no método de entrar pela BIOS e o pc continuava a desligar-se sozinho, mesmo no ecran inicial da BIOS.

Fazendo isto algumas vezes ele acabava por estabilizar e já não se desligava sozinho. Até que na semana passada, quando o fui ligar, já não ligou sequer. Não dá sinal.

Lendo um artigo aqui neste forum acerca de fontes de alimentação demontei a do meu pc e levei-a a uma dessas lojas de CC de reparação de PCs, já depois de ter ido a uma primeira que me disse que o problema não estava na FdA mas na MB. Nesta 2ª loja disseram-me que não diagnosticavam nem reparavam fontes de alimentação devido ao preço a que estão actualmente as mais baratas (15 euros?).

Acontece que eu tenho acesso a um multimetro e gostaria de saber como posso verificar se a FdA se estragou ou se o problema não é desta mas da MB?
Tens a certeza que a fonte de alimentação está estragada?

O problema pode nem ser dai, verifica se o cooler precisa de uma limpeza, pelo que tu dizes presumo que esteja cheio de cotão, o que faz com que o computador entre em sobreaquecimento e se desligue para se proteger. Aproveita e verifica também se precisa de massa entre o processador e o dissipador.

Na pior das hipoteses pode ter sido a motherboard que foi "á vida" após reininciar várias vezes, mas para já sugiro que faças o despiste a estas possibilidades, antes de dar a sentença final.
O interior do pc foi todo limpo, incluindo o cooler do processador. Creio tb que se fosse sobreaquecimento seria ao contrário, ie, funcionaria bem de início e depois ao aquecer com o uso desligava. Acontece que até ele deixar de ligar de vez era o inverso que sucedia, ie, nos primeiros 5-10' desligava-se 4-5x até que estabilizava. Da última vez que procedi do mesmo modo, ao fim de se desligar mais vezes que o habitual ficou-se e já não ligou mais.

Na 1ª loja que consultei disseram-me que não era da FdA conforme parecia de início mas provavelmente da MB que cito dava vários sinais sonoros no arranque; mas eu queria descartar a possibilidade de a anomalia não ser mesmo da FdA já que podiam estar a querer (como me pareceu) vender-me um pc novo... Wink

(25-10-2011 19:01)Progster Escreveu: [ -> ]Tens a certeza que a fonte de alimentação está estragada?

O problema pode nem ser dai, verifica se o cooler precisa de uma limpeza, pelo que tu dizes presumo que esteja cheio de cotão, o que faz com que o computador entre em sobreaquecimento e se desligue para se proteger. Aproveita e verifica também se precisa de massa entre o processador e o dissipador.

Na pior das hipoteses pode ter sido a motherboard que foi "á vida" após reininciar várias vezes, mas para já sugiro que faças o despiste a estas possibilidades, antes de dar a sentença final.


Abrindo a caixa da Fonte de Alimentação vejo que há um fusível designado de F1 na placa de circuito. Como é que posso verificar se o mesmo está ou não está fundido com um multimetro?

Vejam este tutorial para mais informações:

http://www.electronica-pt.com/index.php/...t/view/217

Obrigado.
Com a fonte de alimentação ligada á motherboard, aparece alguma luz na mesma? A ventoinha do cooler dá sinal?

Se sim, verifica as memórias RAM. Quantos slots tens na motherboard?.
Experimenta ligar o computador com uma memória de cada vez, e vê se continua com os sinais sonoros.
(25-10-2011 18:49)pemicool Escreveu: [ -> ]Acontece que eu tenho acesso a um multimetro e gostaria de saber como posso verificar se a FdA se estragou ou se o problema não é desta mas da MB?

Para verificares se a tua fonte funciona, apesar de este poder não ser o problema, uma vez que teu PC liga, basta retirares a fonte da caixa e ligá-la à corrente e fazeres um shunt entre o pin do power e a massa ou então usar uma ficha como esta para não te enganares,

[Imagem: atx_bridge_500.jpg]

Mas devias fazer o que o Progster disse, testar as memórias.
Então o ponto da situação é o seguinte: voltando a montar a fonte de alimentação no pc e ligando-a à MB o que acontece é que há um LED verde junto às réguas de memória que se acende. Ao ligar o botão de energia o LED frontal da caixa acende momentaneamente e a ventoinha do processador começa a rodar mas depois para; e depois nada acontece. A única coisa que indicia o pc estar ligado à corrente é o tal LED verde junto às memórias ficar aceso e o zumbido que parece provir da fonte de alimentação depois de ter carregado no botão frontal/externo de ligação do pc, o qual só cessa quando desligo o cabo da energia na tomada, altura em que esse zumbido acaba por sumir lentamente, como se estivesse em processo de shut down.

Alguém tem mais sugestões para despistar o problema que atinge o meu pc? Na MB os condensadores parecem estar todos normais, sem estar inchados ou a verter líquido. E ontem aproveitei para fazer o reset do CMOS para descartar esta hipótese.

(25-10-2011 20:10)Progster Escreveu: [ -> ]Com a fonte de alimentação ligada á motherboard, aparece alguma luz na mesma? A ventoinha do cooler dá sinal?

Se sim, verifica as memórias RAM. Quantos slots tens na motherboard?.
Experimenta ligar o computador com uma memória de cada vez, e vê se continua com os sinais sonoros.
Experimenta utilizar outra fonte de alimentação.
Experimenta se ainda não o fizeste ligar o PC com o mínimo de periféricos, sem drive CD/DVD, placa som, disco, etc
Novo ponto da situação: ontem comprei e instalei uma nova fonte de alimentação no meu pc. Agora já liga mas logo de início surge um beep sonoro de 3 em 3 segundos, sendo que o erro/problema não permite sequer ter imagem no monitor, aceder ao setup da BIOS nem a drive de disquetes dá sinal de leitura no arranque. Qualquer que seja o problema (motherboard estragou-se com as sucessivas tentativas de arranque falhadas antes da FdA ter-se estragado completamente? ou será que foi a placa gráfica?) está logo no Power On Self Test. Apesar de não ter nenhum HDD presentemente instalado (o principal retirei-o e coloquei-o numa caixa IDE > USB para salvaguarda dos dados) não creio que o problema esteja aí pois até o pc detectar a falta de HDD com SO teria de pelo menos passar nos testes iniciais e carregar o display e os dados da BIOS. Quem me dera saber electrónica para ir à procura do condensador, ou do tiristor ou do díodo que ardeu... Assim evitava ter de comprar uma nova MB e com ela um novo CPU e novas memórias.
Sabes a marca da BIOS? Existe sempre um código de beeps que dependendo da marca têm um determinado significado.

Algo deste género,

Beep Codes
Páginas: 1 2
URL's de Referência