Forum Pplware

Versão Completa: Razão poucos jogos no Linux
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Existe outra razão para além do nº de utilizadores de GNU/Linux que leve os produtores de jogos a não fazerem uma versão para esse sistema operativo? OpenGL pode ser uma razão para isso acontecer?
Como nao ha uma grande massa de consumidores Gnu/Linux as empresas preferem investir no mercado mais destinado ao windows.
É essa a única razão? Um amigo sugeriu que o OpenGL não era tão bom quanto do Direct3D da Microsoft para fazer os jogos, daí fazerem só para Windows e outros sistemas que usem o OpenGL ficarem sem jogo. Isto é verdade?
@sobrinho

O Mac usa OpenGL, a PS3 também, o próprio Windows tem jogos em OpenGL. Tem tudo haver com marketshare.

O Linux para além de baixo marketshare, tem um problema grave que são várias distros e isso diminui ainda mais o share. (gnome, kde, entre outros detalhes mais a fundo...)
(31-10-2011 20:02)aFriend Escreveu: [ -> ]@sobrinho.

", tem um problema grave que são várias distros e isso diminui ainda mais o share. (gnome, kde, entre outros detalhes mais a fundo...)

quando se fala de jogos isso não é problema , exite instadores universais , os chamados binários ".bin"
aqui fica um exemplo de jogo feito para windows a correr nativamente no Ubuntu , ou seja tive que comprar o cd do jogo para windows e depois descarregar um ficheiro "binário" .bin para instalar o jogo em sistemas Linux , depois de instalado com essa aplicação fica acorrer nativamente em sistemas linux , mas só se a empresa fazer o binário de instalação para linux.

aqui fica o jogo que estou falar EnemyTerritoryQW vejam o vídeo gravado por mim

Não esquecer que o mercado windows esta a cair devido aos multiplos erros da empresa, por isso cada vez mais se ve os mesmo jogos para MAC, por isso o nosso espaço esta guardado no futuro.

Multiplas marcas ja começam a falar a possivel troca para sistemas como ubuntu, pois ja se começa a ver a possivel queda da MS,

e também a crise ajuda bastante em parte para puder espalhar os SOs gratuitos, como as licenças das escolas sao pagas pelo estado, uma das grandes mudanças foi Licenças anteriores a 2004 nao sao renovadas, sao obrigados a mudar para sistemas FREE, posso dizer que um colegio aqui da minha zona, deixou de renovar ja o MS Office, e passou a usar Libre Office.
(12-11-2011 00:47)C42759 Escreveu: [ -> ]Não esquecer que o mercado windows esta a cair devido aos multiplos erros da empresa, por isso cada vez mais se ve os mesmo jogos para MAC, por isso o nosso espaço esta guardado no futuro.
(...)

Essa é boa...
Se me disseres que o número de utilizadores do SO da apple, está a aumentar ainda vá que não vá, agora dizer que isso está a acontecer devido aos erros da microsoft não faz sentido.

(12-11-2011 00:47)C42759 Escreveu: [ -> ](...)
Multiplas marcas ja começam a falar a possivel troca para sistemas como ubuntu, pois ja se começa a ver a possivel queda da MS,
(...)

EEK! Queda da microsoft? Na pior das hipoteses têm uns dias pior do que os outros...
Dai até ocorrer uma "queda" ainda vai uma boa diferença.
@C42759
Fiquei muito curioso da tua perspectiva futurista não fundamentada sobre a queda da Microsoft.

A Microsoft comete erros?
Todos cometem erros...

O Windows tem vulnerabilidades?
Todos os outros sistemas têm...

A Microsoft tem feito progressos na evolução / correcção do Windows?
Tem, muitos...


A Microsoft é das poucas empresas que assume os seus erros, e faz os possíveis para corrigir esses erros.

A Microsoft pouco a pouco vai corrigindo aquilo que mais assombra o Windows.
Uma mudança radical de estrutura não pode ser feita da versão A para a versão B, é algo que leva muito tempo mesmo a ser feito, a Microsoft tem feito grandes mudanças no Windows, é preciso é tempo para que a mudança esteja completa.

É como aquela da Microsoft poder adoptar um kernel Linux, é uma questão muito possível, e a Microsoft tem feito preparativos para uma eventual mudança de kernel, o actual kernel (o que está no Windows 7) está mais próximo do kernel Linux como nenhum outro anterior esteve.

Agora vires com a ideia da queda eminente da Microsoft só porque está a perder 0.001% de marketshare, essa é muito boa mesmo.


Se a Microsoft não caiu mesmo o Windows tendo os problemas de estrutura que tem, não será por ter perdido num dia 0.001% de utilizadores que irá cair.
@mettafox

Concordo com a tua analise mas só não com dois pontos. O Windows na realidade não tem evoluido muito, tem apenas progredido. Que acaba por ser ligeiramente diferente. E falo apenas a nível de estabilidade e performance, não em features.

Depois o Windows 8, está um desastre autêntico. Quando se procuram sistemas cada vez mais simples e menos intrusivos, a MS remou no sentido contrário. Penso que muita gente irá se manter com o Windows 7. Eu pelo menos, do que tenho testado do Windows 8, assim o farei e tenho visto muita gente com opinião unanime, pessoas essas que são mesmo verdadeiros aficcionados de Windows.

Depois tem aqui um ponto importante. O Windows de facto tem perdido marketshare, mas esse não é o principal motivo da possível queda dos jogos. O que irá matar os jogos no PC é mesmo as consolas.

O que se tem visto desde a XBOX360 e PS3 é que já a grande maioria de jogos tem nascido directamente para eles, e são portados para PC. Antigamente era completamente o inverso, jogos estrondosos em PC e de lá é que eram portados para as consolas.

Neste momento, estamos a viver o retorno do PC, em apenas alguns jogos como o Battlefield 3, etc, mas esta "mini glória" do PC é passageira, isto porque as consolas já estão a ficar "velhas" dado os requesitos dos jogos e até que surjam novas, o PC irá ter uma ligeira glória e a NVIDIA e ATI agradecem. Mas não se deixem iludir, porque basta virem as próximas gerações de consolas que o PC irá passar novamente para segundo plano. E olhem, é a opinião de um aficcionado em JOGOS PC e nem consola sequer tem (mas já teve).

As consolas dão muito lucro, as consolas são consistentes, e hoje em dia gabam-se de ter hardware extremamente bom e a próxima geração melhor virá. O PC, irá retornar a ter jogos portados de consolas, poderão eventualmente sempre gerar melhores texturas, e resolução, pouco mais que isso, mas a pouco e pouco irá morrer lentamente... é uma infeliz realidade que vai muito além do Windows, Linux ou Mac.

E não esqueçam a quantidade de dispositivos móveis que hoje em dia têm jogos e afastam ainda mais o mercado PC. Um iPad 2 já consegue obter gráficos muito aceitáveis, perto senão mesmo superior a uma Wii... os próximos melhor serão... e é neste sentido que os jogos irão seguir o seu caminho.

O PC está a ficar para segundo plano em quase tudo, não é só nos jogos. E vejam isso numa pespectiva "mundial" ... não vejam na nossa pespectiva de "geeks" ou "hardcore gamers" pois somos poucos comparado a esse mundo que dita as regras/consumo.

Futuro dos jogos está nas consolas, dispositivos móveis e possivelmente cloud gaming estilo OnLive que permite qualquer um, seja num PC Windows, Linux, Mac, ou um dispositivo ligado à web, jogar sem qualquer tipo de requisitos de SO ou hardware. Apenas os básicos, e uma ligação à web.

http://www.onlive.com/
Eu não falei em queda eminente, mas suponho que todos aqui conheçam a historia da MS, sabe que ela fez com que o mundo dos sistemas operativos viajasse 10 anos para o passado, apos 10 anos de trabalho, a MS tinha por volta dos 90% de mercado, lançando o WinMil, o seu primeiro desastre, caiu para os 80%, pois sabe-se que a Apple aproveitou bem esse erro para voltar com força de novo ao mercado, e passado mais 8 anos, lançam um novo desastre chamado Vista, e que fez cair ainda mais o nvl de utilizadores de MS, aumentando os users de Apple e Linux.

O unico que consegue impressionar por parte do win8, é mesmo a memoria em que consegue trabalhar, de resto aquilo nao passa de um SO para tablets.

E o que a maioria das pessoas nao veem, como pelos vistos o @Progster tambem nao. é que a MS não é mais um SO sem rivais ou com rivais de baixo calibre, neste momento tens SUPER poderosos, sendo eles MAC OS, LINUX UBUNTU, e o futuro novo SO GOOGLE CHROME OS(criado totalmente pela google nao com base em linux como o anterior).

E como podes ver e deves saber, a HP e a ASUS já mostrar interesse em tirar o windows dos seus NETs, e ja se começa a ouvir NOTEs tambem, como nao podem usar apple, a unica solução é Linux, sendo o mais possivel o ubuntu.

Falo isto como minha opinião, visão e organização de factos mais nada. Cada um interpreta como quer
Páginas: 1 2
URL's de Referência