Forum Pplware

Versão Completa: Presidente do Tribunal Constitucional alemão considera Facebook “actividade de risco”
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
Redes sociais
Presidente do Tribunal Constitucional alemão considera Facebook “actividade de risco”
07.11.2011 - 11:59 Por Agências

O presidente do Tribunal Constitucional alemão, Andreas Vosskuhle, deixou um alerta contra o Facebook, qualificando de “actividade de risco” a utilização desta rede social.

Na opinião de Vosskuhle a falta de protecção dos utilizadores do Facebook é enorme.

“Hoje em dia os cidadãos não sabem se os dados permanecem ou não armazenados depois da sua eliminação, por exemplo”, assinalou o presidente do Tribunal Constitucional.

“Existe um grave desequilíbrio entre o poder da empresa, cujos servidores se encontram fora da Alemanha, e os estados federados (alemães), cujo sistema judiciário dispõe de uma competência fragmentária em matéria de protecção de dados”, indicou Vosskuhle em entrevista à revista “Focus”, sugerindo que o utilizador não tem sequer um tribunal ao qual possa acudir em caso de conflito.

O Facebook está sob suspeita na Alemanha há já algum tempo, especialmente pelas suas actividades de rastreio dos utilizadores mediante cookies. Recentemente, a Agência de Protecção de Dados de Hamburgo publicou um relatório em que assinala que as cookies desta rede social podem permanecer no PC do utilizador até dois anos depois deste ter eliminado a sua conta da rede social.

Fonte:http://www.publico.pt/Tecnologia/preside...co-1519823
Ou eu me engano, ou o Facebook não vai permanecer activo por muito mais tempo...
O FB deixou de ser uma rede social para ser uma rede social de anti-privacidade.

Isto dos cookies permanecerem no PC e os nossos dados da conta permanecerem no servidor, mesmo depois de apagar-mos a conta, no meu ver, chama-se abuso de poder.

Se os tribunais mundiais não tomarem medidas severas perante estas constantes situações de violação de privacidade e de direitos de utilizador por parte do FB, eles irão continuar a fazer do mesmo e pior.


O que era de mestre, era que o FB começasse a ser bloqueado em certos países, e ias ver se o CEO não mudava logo de politicas. O que é preciso, é mão pesada sobre estas situações... Se não existir outros virão e farão o mesmo.
(08-11-2011 03:26)Mettafox Escreveu: [ -> ]Ou eu me engano, ou o Facebook não vai permanecer activo por muito mais tempo...
O FB deixou de ser uma rede social para ser uma rede social de anti-privacidade.

Isto dos cookies permanecerem no PC e os nossos dados da conta permanecerem no servidor, mesmo depois de apagar-mos a conta, no meu ver, chama-se abuso de poder.

Se os tribunais mundiais não tomarem medidas severas perante estas constantes situações de violação de privacidade e de direitos de utilizador por parte do FB, eles irão continuar a fazer do mesmo e pior.

O que era de mestre, era que o FB começasse a ser bloqueado em certos países, e ias ver se o CEO não mudava logo de politicas. O que é preciso, é mão pesada sobre estas situações... Se não existir outros virão e farão o mesmo.

Claro que vai continuar com as "portas abertas"...
Na altura (á alguns anos atrás) diziam o mesmo da microsoft, e o resultado está á vista.
O Facebook tem problemas gravíssimos de privacidade, existem estudos e provas dos trackings que fazem, mas a maior quebra de privacidade, é feita pelos utilizadores.

Expõem-se em demasia e têm orgulho em partilhar tudo, só ficam ofendidos quando alguém usa isso para "maldades" ...
Concordo, apesar da empresa ter a quota parte da "culpa", os utilizadores têm a maior parte da mesma.
@All
Claro a maior culpa é dos utilizadores que expõem dados pessoais like a boss.

No caso da Microsoft, não foi concretamente a mesma situação...


O maior problema é que apesar de N queixas já em tribunal por causa do Facebook, nenhuma teve qualquer efeito. O que mostra o total desinteresse por parte dos tribunais perante constantes violações. É preciso também cair na realidade que, o Facebook deixou de ser uma rede social, o FB é pior que um worm para roubar dados pessoais.

Tudo bem que só expõe os dados quem quer, mas, assim que os dados são alterados / apagados, os mesmos deveriam deixar de existir nos discos do serviço.

A rede social só é social quando o utilizador escolhe o que quer mostrar e o que não quer mostrar, e não ser obrigado de forma ilegal a expor dados, como é o caso do FB usar o botão like para fazer track dos sites que visitamos, fora outros dados que o FB possa recolher dos dispositivos móveis a partir da aplicação para os mesmos. Se isto não é quebra de privacidade e violação dos mesmos termos, vou ali já volto.
(08-11-2011 17:19)Mettafox Escreveu: [ -> ](...) No caso da Microsoft, não foi concretamente a mesma situação (...)

Claro, que não foi.
Simplesmente dei o exemplo por causa da questão das "portas abertas".

(08-11-2011 17:19)Mettafox Escreveu: [ -> ](...)
O maior problema é que apesar de N queixas já em tribunal por causa do Facebook, nenhuma teve qualquer efeito. O que mostra o total desinteresse por parte dos tribunais perante constantes violações. É preciso também cair na realidade que, o Facebook deixou de ser uma rede social, o FB é pior que um worm para roubar dados pessoais.
(...)

Como é que podes dizer que há desinteresse por parte dos tribunais, se a lei da protecção dos dados, difere de pais para pais?.

O Facebook continua a ser uma rede social...
E já agora apesar de compreender o que queres dizer, um worm "rouba" pois assim o foi programado, no facebook são as pessoas que lá deixam os dados de livre vontade.

(08-11-2011 17:19)Mettafox Escreveu: [ -> ](...) Tudo bem que só expõe os dados quem quer, mas, assim que os dados são alterados / apagados, os mesmos deveriam deixar de existir nos discos do serviço. (...)

Discos? Smile
Eu diria servidores. E tens razão sendo a palavra chave "deveriam", mas aparentemente com o que se lê de tempos a tempos, não o são.

(08-11-2011 17:19)Mettafox Escreveu: [ -> ](...) A rede social só é social quando o utilizador escolhe o que quer mostrar e o que não quer mostrar, e não ser obrigado de forma ilegal a expor dados, como é o caso do FB usar o botão like para fazer track dos sites que visitamos, fora outros dados que o FB possa recolher dos dispositivos móveis a partir da aplicação para os mesmos. Se isto não é quebra de privacidade e violação dos mesmos termos, vou ali já volto.

De que forma ilegal, é que o utilizador é obrigado a expor os dados?
A forma ilegal de expor os dados, é activas certas e determinadas partilhas por default.

Pelo menos é que que eu interpreto das palavras do Mettafox.

Na verdade o FB já o fez algumas vezes, estamos a falar basicamente de que a partilha deve ser feita de forma opt-in, e não opt-out como o FaceBook fez em alguns casos.
Eu já tive de me impor e chatear com pessoas que insistiam em lá colocar fotos onde eu aparecia, ou a minha esposa e filha!
É uma luta constante... felizmente consegui que retirassem, mas agora, qualquer festa, acontecimento... tenho de estar sempre a avisar que não quero nem autorizo que me exponham!
É que nem deveria ser preciso... é um abuso! Se eu não me exponho, quem são os outros para o fazer por mim?
(08-11-2011 20:43)BladeRunner Escreveu: [ -> ]Eu já tive de me impor e chatear com pessoas que insistiam em lá colocar fotos onde eu aparecia, ou a minha esposa e filha!
É uma luta constante... felizmente consegui que retirassem, mas agora, qualquer festa, acontecimento... tenho de estar sempre a avisar que não quero nem autorizo que me exponham!
É que nem deveria ser preciso... é um abuso! Se eu não me exponho, quem são os outros para o fazer por mim?

Ora nem mais...

O FB faz precisamente a mesma coisa... apesar de não mostrar publicamente (por enquanto), os sites que visitas que tenham o botão like, são guardados nos servidores deles. Por enquanto este tipo de dados recolhidos não são expostos, mas pelo andar da carruagem, ainda esses dados irão aparecer, e depois estou a ver que só haverá duas opções, ou mostrar para amigos ou mostrar em publico.

Foi o que eu já disse, uma rede social, só é social quando o utilizador escolhe aquilo que quer mostrar e não ser obrigado, por meios "ilegais", a mostrar.


Como nos passatempos do Pplware que já participei, já deu para ver que não tenho qualquer foto minha no perfil.
Páginas: 1 2 3
URL's de Referência