Forum Pplware

Versão Completa: Problemas Minitor Toshiba Portege
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Bom dia
estou com problemas no monitor de um toshiba Portege M800 de uma amiga
Actualmente quando se liga o pc o ecrã parece que "treme"... ficam umas linhas horizontais no ecrã e ele treme e salta... não sei explicar melhor...
Já o liguei a um monitor externo e ele parece trabalhar bem mas no seu próprio monitor o problema acontece de novo.
Já actualizei várias vezes os drivers da placa gráfica e alternei as definições... nada resolveu.
Também noto que depois do pc estar ligado há algum tempo o problema parece atenuar...
Uma ultima coisa que reparei é que quando fecho quase totalmente a tampa do pc oiço aquele som de ejectar um dispositivo usb ou do género....

Algumas sugestões ou isto tem mesmo que levar um monitor novo?

EC
Pode ser a placa gráfica que está a começar a dar problemas, pode ser o inverter do monitor, ou até pode ser qualquer coisa que está mal ligada á motherboard.

Explica melhora questão do som.
sabes aquele som caracteristico do windows quando ejectamos um dispositivo usb.... quando fecho a tampa do portátil e ela está quase em baixo ouve-se esse som... por outro lado quando a abro ouve-se o som de quando se liga algum dispositivo usb...

De resto não me parece ser a placa gráfica pois quando ligado a um monitor externo o problema desaparece...
Quanto ao som, quando fechas a tampa, o portátil deve estar preparado para desligar ou suspender e é por isso que faz esse som, quando fechas e abres a tampa.

Se funciona bem, quando ligas a um monitor externo, então deve ser do inverter.
o que é o inverter?
dá para corrigir a nível de software?
Não, não dá para corrigir a nível de software.

O inverter é um componente que por norma está ligado entre o monitor e a motherboard.
Viva,

O meu primeiro portátil foi um Toshiba um Qosmio F30 e teve exactamente o mesmo problema que descreves. O ecrã dele dava umas linhas brancas mas quando se liga um monitor externo, este funciona perfeitamente bem. Infelizmente esse é problema que se vem a detectar nos modelos Qosmio e Portege.

Posso te deixar já claro de que isso é mesmo um problema de gráfica que pode ou não afectar a parte do monitor externo. Podes trocar todos os componentes, incluindo o inverter, que o problema vai-se manter.

No entanto, existe uma maneira de reverter a situação mas é uma questão temporária visto que o problema vai sempre voltar a aparecer. A solução passa por abrir o computador e dares calor sobre o GPU com um secador ou então com uma pistola de calor (http://castroelectronica.pt/product/pist...lor-winner) que tem um efeito mais rápido e garante melhores resultados. Se tiveres amigos de electrónica quase de certeza que eles têm uma coisa destas. O secador resulta também, mas precisas de tar com ele mais tempo e pode não funcionar.

Quanto ao som que descreves, e que não é normal acontecer, nada tem a ver com o inverter, pois este não é reconhecido como dispositivo no portátil, logo não pode levar a esse sintoma. Pode é ser o cabo do ecrã ou danificado ou, por alguma razão, solto da board. Verifica essa situação e pode ser que resolvas a questão das riscas.

Quase não notes nada disto verifica a questão descrita acima.
pois... tou mesmo a ver....
é usar até ele não funcionar mais mesmo...
depois tentar levar a uma loja para substituirem o que estiver mal...

Obrigado pelas opiniões

EC
URL's de Referência