Forum Pplware

Versão Completa: Facebook alarga Timeline a todos os utilizadores
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A funcionalidade Timeline do Facebook, uma das maiores actualizações de sempre da rede social, passou a estar disponível para todos os utilizadores
Anunciada no passado mês de Setembro, durante a conferência de programadores do Facebook, a Timeline é definida na mensagem publicada hoje no blogue oficia da rede social como «uma forma fácil de redescobrirem as coisas que partilharam e escolherem os vossos momentos mais importantes».

Depois de na semana passada ter sido lançada apenas para os utilizadores da Nova Zelândia, a funcionalidade passou agora a estar disponível para o resto do mundo.

Uma das principais características da Timeline, que irá substituir as páginas de perfil actuais, é a possibilidade de os utilizadores criarem uma cronologia com os momentos que considerem ser os mais marcantes da sua vida.

Outra das novidades da Timeline é uma ferramenta denominada Activity Log, através da qual os utilizadores do Facebook podem consultar tudo o que publicaram na rede social deste que se tornaram membros do site.

Segundo a mensagem publicada no blogue oficial do Facebook, esta informação apenas é visível para o próprio utilizador e não para o resto dos membros da rede social.

Por enquanto a Timeline ainda não vai ser introduzida automaticamente, algo que deverá ocorrer em breve, mas o site já permite aos utilizadores interessados testarem a nova funcionalidade através de uma página dedicada à mesma.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Int...t_id=36357
Facebook lança «Timeline» para empresas

O Facebook lançou a ferramenta Linha do Tempo (Timeline) para empresas, esta quarta-feira, durante o fMC (Facebook Marketing Conference), em Nova Iorque. Utilizadores comuns já podem optar por seleccionar a Linha do Tempo desde Dezembro do ano passado, mas páginas de marcas ainda não tinham acesso ao novo design.

Uma das novidades são os posts marcados (pinned posts), que permitem que as informações mais importantes fiquem no topo da página por sete dias.

Além disso, os administradores terão mais facilidade para acompanhar o desempenho das páginas no novo painel de administração e responder às mensagens dos fãs.

As páginas também ficarão mais personalizadas: quando alguém a visita pela primeira vez, pode ver interacções de amigos com a marca, tornando a visita mais individualizada.

Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=561071
Facebook cria "listas de interesses"

O Facebook conta, desde ontem, com uma nova funcionalidade que procrua dar resposta às reclamações dos utilizadores que se queixavam da confusão causada pelo excesso de informação na Timeline.

Designada Interest Lists (listas de interesses), a novidade permite segmentar as publicações dos contactos consoante os interesses do utilizador, separando por listas os conteúdos na rede social e criando uma espécie de "jornal personalizado", nas palavras da rede social. Passa, por exemplo, a ser possível criar uma lista para publicações relacionadas com desporto, outra para música e outra para

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/internet/fac...27016.html
Forças Armadas do EUA contra Timeline do Facebook

As Forças Armadas norte-americanas declararam guerra à Timeline do Facebook
Segundo a BBC os responsáveis pelas forças militares dos EUA consideram que esta nova funcionalidade pode colocar em causa a segurança não só dos militares deslocados em cenários de guerra como também das suas famílias.

Em causa está o facto de as imagens colocadas na Timeline estarem georreferenciadas, isto porque muitos smartphones georreferenciam automaticamente as fotografias com as coordenadas GPS.

De acordo com um comunicado do Exército norte-americano, a Timeline vem colocar novos desafios ao uso das redes sociais, neste caso do Facebook, por parte dos militares, uma vez que estes terão que estar mais atentos à informação que colocam online, tendo o cuidado de «apagar» todos os dados que possam revelar a sua localização e dos seus familiares. «Antes de colocarem uma fotografia online, os soldados deverão pensar duas vezes e perguntar a si próprios: ‘Quem poderá ter realmente interesse em informação sobre o local onde estou?’», adverte o Sargento Dale Sweetnam, da divisão de Online e Redes Sociais do Exército dos EUA.

Ainda de acordo com a BBC, para evitar situações deste género as Forças Armadas do Reino Unido baniram o uso de telemóveis dos cenários de guerra, nomeadamente junto das tropas deslocadas no Afeganistão.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Int...t_id=43772
Sugestão TeK: Se não pode vencer a Timeline, tire partido dela

A data estava marcada e o dia chegou. Empresas, organizações, marcas, artistas com Página no Facebook serão, a partir de hoje, obrigados a adotar a Timeline, uma nova forma de apresentar a informação publicada na rede social.

A nova organização das publicações e interação dos utilizadores com a Página passa a ser baseada no decurso do tempo - o que explica o nome Timeline (em inglês) ou Cronologia (em português) - e a permitir aos responsáveis pela gestão dos conteúdos destacarem aqueles a que dão maior importância e para os quais queiram chamar a atenção dos visitantes.

Esta última particularidade e a possibilidade de acrescentar uma imagem em tamanho XXL, que ocupa todo o topo da Página - e que pode ser diferente do logotipo que identifica a empresa nos feeds de notícias dos utilizadores que a seguem e dedicada a destacar um produto ou iniciativa, por exemplo - são apontadas como duas das características capazes de beneficiar as organizações que saibam tirar partido do novo design.

As diferenças vão beneficiar aqueles que souberem tirar partido delas, reconhecem os especialistas em media sociais. "O Facebook pretende que a sua plataforma seja usada de forma mais social e cada vez menos comercial" e a implementação da Timeline nas Páginas públicas prossegue esse fim, defendeu Virgínia Coutinho, em entrevista ao TeK. "Não se trata de uma mudança de paradigma, mas um reforço do que tem vindo a ser defendido pela empresa: as marcas precisam de se humanizar e criar relações com os seus seguidores", acrescentou.

De acordo com a organizadora do Upload Lisboa, "as empresas que estavam preparadas para esta nova realidade, onde 'o conteúdo é rei', terão agora uma plataforma que valoriza essa postura, que lhes permite criar uma maior interação". Por outro lado, "as empresas e marcas que utilizavam a plataforma com intuito meramente comercial, poderão ver algumas desvantagens neste novo formato", reconhece a especialista em marketing para a Web 2.0.

Entusiasmado ou não com a mudança, ela constitui a alternativa ao abandono da rede social, algo que para quem já investiu tempo e trabalho no serviço não será uma solução mais atrativa. E se nada fizer, o aspeto da página será automaticamente alterado, com a consequência de que alguns conteúdos poderão ficar desformatados e outros desaparecer.

Por isso, o melhor é aprender a tirar partido daquilo que tem ao seu dispor, aproveitar as dicas... e preparar-se para passar a ver a sua página com um aspeto semelhante a este - que nos foi mostrado em sede de previsualização.

"Com a Timeline o principal enfoque é no conteúdo, de preferência, um conteúdo de engagement, que permita às marcas criarem relações com os seus seguidores", explica Virgínia Coutinho, qu deixa alguns conselhos: "humanizar a marca, ser transparente e querer ter relações honestas com os seguidores, são a chave do Marketing Social em que o Facebook tanto acredita". A possibilidade de experimentar a Timeline já existia há algum tempo e houve mesmo quem viesse antecipando a mudança e começasse a testar potencialidades. Se não é o seu caso, o melhor é começar por fazer a visita guiada às funcionalidades, em cinco passos, que o Facebook oferece.

Numa primeira fase o utilizador é convidado a carregar a tal imagem destinada a ser apresentada como "capa" da Página. Como fizeram os responsáveis pela página do jogo Assassin's Creed, um dos exemplos de marcas que já aderiram ao novo formato, que reproduzimos abaixo.

É esta foto que, dizem os especialistas, se reveste de especiais potencialidades, no sentido em que - dependendo da sua paciência e objetivos que pretende atingir (existem marcas para as quais é importante manter uma certa constância no que à imagem concerne) - pode ser mudada ao sabor da sua vontade e daquilo que tem interesse em destacar.

Se não sabe como escolher a foto ideal, o Facebook ajuda com algumas regras. Deverá ser "uma imagem única que represente a página, mas não pode conter descontos ou preços, informações de contactos ou email".

"Não é permitido colocar nas Capas das páginas Call-to-actions, informações comerciais, contactos ou conceitos associados ao Facebook, como like, share, entre outros. A Capa deverá ser clean e representativa dos valores da empresa e seu universo. Capas com demasiado conteúdo ou que sejam comerciais não são bem-vindas no Facebook", detalha a especialista contactada pelo TeK. Ainda em matéria de destaques a apresentar no topo da Página, vale a pena saber que pode fixar uma publicação nova ao topo da Página todas as semanas. Para isso, deve marcar ("taggar") a publicação no topo a página.

É também a partir do topo da Página que passa a ser possível gerir a atividade recente com a empresa, consultar estatísticas relativas à interação e visitas e responder a mensagens.

Tudo é feito a partir do novo painel de administração, que desaparece ou se expande consoante está ou não a ser usado. Assim, deixa de ser preciso navegar para uma página dedicada - e abandonar a principal. Este painel conta também com ferramentas que ajudam os administradores a publicitar a Página (na secção "criar um público" pode "partilhar a página" e "convidar amigos")

Também o destaque dado às publicações que aparecem na Timeline (Cronologia) pode ser controlado pelo gestor da Página (como acontece nas páginas pessoais de quem já adotou a Timeline), dando maior controle a este sobre os conteúdos que vão prevalecer aos olhos dos utilizadores.

Para isso, basta clicar na estrela que aparece no canto superior direito da publicação, que assim passará a ocupar toda a largura da página, ao invés do habitual "quadrado" colocado de um dos lados.

Existe ainda outra maneira de dar destaque a eventos: classificá-los como um "Marco". Esta qualidade destina-se a ser atribuída apenas a "eventos especiais da empresa ou instituição", dizem as regras do Facebook. Para criar uma entrada deste tipo, deve escolher a opção Março na caixa da publicação no topo da página ou clicar na linha azul vertical próximo da data em que o evento teve lugar.

Acima de tudo, lembre-se de que não estamos apenas perante mais uma mudança de design ou ao nível da usabilidade. "Embora esta plataforma seja mais user-friendly, as alterações vão mais além. O Facebook tem vindo a incentivar a produção de conteúdo de qualidade e relevância", que tire partido das funcionalidades da plataforma e a Timeline "é uma forma de levar as empresas e marcas presentes no Facebook a identificarem essa necessidade".

Fonte:http://tek.sapo.pt/extras/sugestoes/suge...32402.html
URL's de Referência