01-08-2008, 21:35
Acho que esta distribuição merece um pouco de publicidade, portanto decidi criar este tópico.
Na minha opinião tem as seguintes vantagens em relação a outras distribuições:
Devo também mencionar que tem as seguintes desvantagens:
Atenção: esta lista é apenas a minha opinião, estejam à vontade de discordar, mas não batam no ceguinho
Não incluo nenhum screenshot, uma vez que não há nenhum ambiente gráfico instalado por defeito e cabe ao utilizador escolher um (Gnome, KDE, XFCE, *box, etc) e também porque esses mesmos ambientes vêm com o "look" original, sem nenhuma "artwork" específico desta distro.
Estejam à vontade para colocar qualquer questão relativa a esta distribuição.
http://www.archlinux.org Escreveu:Arch Linux, a lightweight and flexible Linux® distribution that tries to Keep It Simple.
Currently we have official packages optimized for the i686 and x86-64 architectures. We complement our official package sets with a community-operated package repository that grows in size and quality each and every day.
Na minha opinião tem as seguintes vantagens em relação a outras distribuições:
- Mais leve, uma vez que instalamos apenas o que queremos
- Mais rápido (optimizado para i686 e x86-64)
- Excelente package manager (tão bom, ou melhor que o "apt")
- Rolling release (Sistema sempre actualizado, sem novas versões a cada X meses)
- Repositórios oficiais contêm versões bastante mais recentes
- Utilização mínima de patches (mantendo o software o mais "vanilla" possível)
- Compilação de programas simples e integrada no package manager (ABS - Arch Build System)
Devo também mencionar que tem as seguintes desvantagens:
- Maior instabilidade (devido a versões mais recentes e consequentemente menos testadas)
- Instalação mais demorada e sem interface gráfica (É necessária a configuração e instalação do X e DE após a instalação do sistema base)
- Não recomendada para iniciantes
Atenção: esta lista é apenas a minha opinião, estejam à vontade de discordar, mas não batam no ceguinho
Não incluo nenhum screenshot, uma vez que não há nenhum ambiente gráfico instalado por defeito e cabe ao utilizador escolher um (Gnome, KDE, XFCE, *box, etc) e também porque esses mesmos ambientes vêm com o "look" original, sem nenhuma "artwork" específico desta distro.
Estejam à vontade para colocar qualquer questão relativa a esta distribuição.