Forum Pplware

Versão Completa: Instalar o Arch Linux
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.

Dogzilla

Boa tarde malta.

Mais uma vez, vou-me lançar na instalação do Arch Linux... mas na máquina virtual por agora. Já tentei anteriormente instalar isto, mas nunca consegui chegar ao fim. Falta de sabedoria foi mesmo o problema.

Se conseguir instalar, passo para a instalação no meu laptop, que é um HP Pavilion DV6840ep. Por curiosidade, já alguém instalou neste modelo?

E dicas? O que me aconselham no decorrer da instalação? Eu vou seguir o Beginners' Guide mas não estou muito confiante! Sad
E como era de esperar deu borrada.

Consegui instalar tudo - penso eu, pelo menos ligo a máquina virtual e ela passa no GRUB, e vai para a linha de comandos - mas quando faço login com root e tento fazer ping a qualquer página:

ping: unknown host http://www.google.com

... isto era de esperar visto que não soube configurar os ficheiros que tratam da ligação à internet. Alguém tem alguma dica?

Não percebo mesmo nada disto, nem quero imaginar quando for para instalar no laptop (se alguma vez conseguir instalar na máquina virtual, juro que tento!).
altera o ficheiro /etc/resolv.conf

#router
nameserver 10.0.2.2
# google pdns
nameserver 8.8.8.8
nameserver 8.8.4.4

Dogzilla

Continua na mesma. Sad Estive também a instalar o ArchBang na VirtualBox, obviamente que é muito mais simples. Estou a tratar agora de lhe instalar GNOME a ver que tal se comporta. No entanto, o que eu queria mesmo era Arch puro.
Viva,

Tens ip configurado manualmente ou automaticamente?
Qual o ip que te aparece quando executas o comando "ip addr" (julgo que nao estou em erro)?

Dogzilla

Já consegui instalar o Arch na máquina virtual e meter a internet a funcionar. Estou agora a tratar de instalar o ambiente gráfico mas a minha net de momento está lenta lenta lenta, por isso não sei até que ponto isto vai funcionar ou não. LOL No entanto, eu vou deixando novidades.

Dogzilla

Bem: experimentei instalar no meu laptop. A instalação correu bem, mas agora não me consigo ligar à internet. Para ter internet uso um pc com o Connectify com protecção WPA2. O meu Arch reconhece as redes, mas eu não me estou a entender com os passos a dar no wpa_supplicant para meter aquilo a funcionar. Assim não tenho como continuar a instalação. Sad Alguém me pode ajudar?
Eu segui o Beginners Guide para instalar o Arch, tudo muito bem. Depois, na parte da configuração da rede, aqui: https://wiki.archlinux.org/index.php/Wir...nual_setup

e seguindo os passos explicados aqui, visto que preciso de utilizar o WPA Supplicant graças à rede ser protegida por WPA2
https://wiki.archlinux.org/index.php/WPA_Supplicant

aparece-me um erro quando executo este comando


# wpa_supplicant -B -Dwext -i wlan0 -c /etc/wpa_supplicant.conf e não consigo ligar-me a internet. O erro, na sua parte final, é composto por isto:

unlink[ctrl_iface]: No such file or directory
Could not unlink existing ctrl_iface socket 'etc/wpa_supplicant.conf/wlan0'
Failed to initialize control interface 'etc/wpa_supplicant.conf'.
You may have another wpa_supplicant process already running or the file was left by an unclean termination of wpa-supplicant process in which case you will need to manually remove this file before starting wpa_supplicant again.
Viva,

A tua placa wireless é mesmo "wlan0" ?
Que colocaste dentro do ficheiro wpa_supplicant.conf ?

Dogzilla

Já está tudo a funcionar amigo, obrigado na mesma pela ajuda. Wink
Qual era o problema?

Dogzilla

Acabei por não descobrir, porque instalei o ArchBang, um DE a meu gosto e removi todos os pacotes extra instalados pelo ArchBang, incluindo o Openbox.

Estou a planear instalar Arch puro quando tiver hipótese de estar ligado a um router por cabo, pois parece-me substancialmente mais fácil de instalar assim... pelo menos na VM é.
URL's de Referência