Forum Pplware

Versão Completa: Identificados autores do vírus Koobface
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Foram identificados os alegados autores do vírus Koobface, um programa malicioso que afectou a rede social Facebook e outros sites desde 2008
A revelação foi feita por investigadores especializados em segurança on-line, que afirmam que os autores do vírus são cinco cidadãos russos, que pertencem a um grupo de cibercriminosos, avança a AFP.

Segundo a agência noticiosa, a informação sobre a identidade dos autores da fraude foi entregue às autoridades que estão a investigar o caso.

Também a rede social já revelou ter estado envolvida na investigação, afirmando que os seus responsáveis pela área de segurança ajudaram a desactivar o servidor que controlava o Koobface.

Identificado em 2008, o vírus Koobface foi utilizado pelos seus criadores para criar um botnet através da infecção dos computadores de membros da rede social e de outros sites afectados.

O malware era espalhado através de mensagens sobre alegados vídeos, que apenas podiam ser visualizados se a vítima fizesse o download de uma actualização de Flash.

Contudo, assim que o utilizador clicava no link, surgia uma mensagem a dizer que o PC estava infectado com malware e a vítima era incentivada a instalar um falso antivírus.

Além disso, a máquina passava a ser controlada pelo botnet. De acordo com especialistas em segurança informática, o Koobface conseguiu controlar centenas de milhar de computadores enquanto esteve activo.

Numa mensagem divulgada pela rede social, a empresa refere que desde Março do ano passado que a ameaça desapareceu e desde então o Koobface deixou de dar sinais de vida.

Na mesma nota, o Facebook sublinha ainda que «apesar de termos conseguido afastar o Koobface do Facebook, não iremos declarar vitória contra o vírus enquanto os seus autores não forem levados à justiça».

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Int...t_id=39127
URL's de Referência