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Apple leva clientes a pagar por garantia a que já têm direito

A Apple perdeu uma ação judicial em Itália por induzir os consumidores a pagarem por uma garantia a que já tinham direito por lei. Em Portugal, a Apple faz o mesmo.

A loja online da Apple em Itália foi obrigada, por decisão judicial, a apresentar a mensagem “Comunicazione a tutela dei consumatori” (Comunicação para proteger os consumidores), um link para um documento em PDF onde a autoridade de regulação da concorrência italiana informa que foi decidido aplicar à Apple uma multa que totaliza mais de um milhão de euros.

Este é o resultado da acusação que alega que a Apple leva os clientes a adquirir o AppleCare Protection Plan para que tenham direito a um período de garantia alargado a três anos, que complementa a garantia de um ano oferecida pela marca.

O problema é que em Itália, como em Portugal, a garantia mínima obrigatória exigida pela lei para os produtos de consumo é de dois anos. Tanto na loja online italiana como na loja portuguesa, a Apple anuncia um período de garantia limitada de apenas um ano e convida à aquisição do referido AppleCare Protection Plan para prolongar essa garantia para três anos.

Na loja da Apple para Portugal, na zona dedicada aos computadores pessoais, pode ler-se «Todos os Macs incluem suporte técnico por telefone gratuito durante 90 dias após a compra do Mac e uma garantia limitada de um ano. Com o Plano de proteção AppleCare, pode prolongar a cobertura de assistência técnica até três anos após a data de compra do computador».

A Exame Informática telefonou para a Apple Store para obter esclarecimentos e as respostas foram, no mínimo, confusas. Quando questionado diretamente sobre a obrigação legal dos dois anos, o operador começou por dizer que «a Apple é uma empresa americana e não tem de respeitar uma lei europeia», insistindo sempre nas vantagens do «serviço de excelência» associado ao AppleCare Protection Plan. Só depois de muita insistência é que o operador admitiu que a Apple respeitaria a lei nacional, mas que se avaria decorresse durante o segundo ano seria «muito mais complicado fazer a reparação» do que se optássemos pelo AppleCare Protection Plan.



[b]FONTE


Nada de novo... existe muita desinformação acerca do conceito "garantia". seja por parte das Marcas, dos revendedores, Comerciantes... e todos numa direcção, "sacudir a água do capote" e desinformar o cliente!
Por mais que digam, tudo se paga e bem.
(28-01-2012 16:48)Progster Escreveu: [ -> ]Por mais que digam, tudo se paga e bem.

Na Apple... pagas bem, pagas.
Mas isto é a prova daquilo que eu já disse mais atrás, noutro tópico. Existem muitas empresas que se acham acima da Legislação Nacional, que é soberana. Se querem cá estar só têm de obedecer a esta Legislação e não trazer uma de casa... LOL
E como eu já disse, quando me vêm com a ladaínha de que têm, seja qual for a loja/marca, regras próprias... eu rio-me e espeto-lhes com a nossa Legislação nos olhos. Eu acho piada é aos "gerentes"... que tentam por todos os meios impingir-me a sua treta e atirar areia aos olhos com o discurso habitual...
Ainda um dia destes assisti a uma cena, numa loja de referencia e de origem francesa, em que só com a presença da PSP é que entregaram o Livro de Reclamações... ficou-lhes muito mal! Mas o cliente lá conseguiu fazer valer os seus direitos. Levou o que queria, em conformidade legal e deixou a queixa devida, pela postura e insistência da loja e da gerência na ilegalidade!
O produto era... Apple!
Mas isto são cenas diárias...
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