Forum Pplware

Versão Completa: BitDefender alerta para falsos vídeos de comportamentos heróicos no Facebook
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
BitDefender alerta para falsos vídeos de comportamentos heróicos no Facebook

Os ciberdelinquentes aproveitam, ainda, para propagar mais a ameaça da característica do Facebook que indica quantos amigos viram ou partilharam o mesmo conteúdo. Até ao momento, mais de 49 mil utilizadores do Facebook caíram nesta fraude.

A Bitdefender® descobriu uma nova fraude no Facebook que está a utilizar como chamariz vídeos de comportamentos heroicos, como a história de um polícia que morreu para ajudar um cidadão.

Os falsos vídeos estão acompanhados de mensagens que exortam a vê-los com frases como: "precisamos mais gente como esta" ou "isto é um herói".

Quando os utilizadores tentam ver o vídeo, pede-se-lhes que instalem um complemento para o seu browser (noutras ocasiões é uma atualização para o Youtube). Em ambos os casos, o que na realidade estão a instalar é um código malicioso que dará acesso aos ciberdelinquentes à conta do Facebook do utilizador.

Uma vez conseguido o acesso, os ciberdelinquentes, para além de conseguirem todos os dados privados da vítima, publicam automaticamente a história fraudulenta no muro de todas páginas nas quais os utilizadores tenham feito "Gosto". Para além de a publicar várias vezes no muro do utilizador.

Adicionalmente, à medida que os amigos do utilizador vão caindo na fraude, e aproveitando a característica do Facebook que indica quantos amigos viram ou partilharam o mesmo conteúdo, os outros amigos que ainda não estejam infetados irão ver que um mesmo link foi partilhado por vários dos seus contactos o que, sem dúvida, os levará a pensar que é interessante e, por isso, fá-los-á cair, também, na fraude, aumentado assim a difusão da mesma.

Até ao momento, mais de 49 mil utilizadores do Facebook caíram nesta fraude.

"Os ciberdelinquentes utilizam os próprios meios virais usados pelo Facebook para distribuir as suas criações. Se um utilizador vê que muitos dos seus amigos partilharam um link, entenderá que é interessante e clicará no mesmo, caindo assim também na fraude", explica Catalin Cosoi, Chief Security Researcher da Bitdefender, que adiciona: "a melhor forma de evitar estas ameaças é desconfiar das histórias chamativas e sensacionalistas, pois são o chamariz mais utilizado pelos ciberdelinquentes. Ate agora, apenas tínhamos visto chamarizes com histórias negativas como falsas mortes ou desastres naturais. Agora, começamos a ver histórias de heroísmo usadas como chamariz. Se funcionam, os ciberdelinquentes continuarão, sem dúvida, a utilizá-las".

FONTE: Wintech
URL's de Referência