Forum Pplware

Versão Completa: Um sistema 3D para cuidar da saúde dos astronautas
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Um sistema baseado na realidade aumentada, lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA), vai ajudar os astronautas a cuidar da sua saúde no espaço e permitir-lhes realizar intervenções cirúrgicas de forma autónoma.

O projeto, que se encontra em fase de protótipo, foi impulsionado por dois centros de investigação alemães e um consórcio de aplicações espaciais, com sede na Bélgica, e foi batizado por Sistema de Diagnóstico Médico e Cirurgia Assistida por Computador (CAMDASS).

O dispositivo requer primeiro registar o corpo do paciente com uma câmara depois de se ter colocado umas marcas de referência, e depois sobrepõe no campo de visão do utilizador gráficos tridimensionais gerados por computador que fornecem informação em tempo real sobre o que tem e como se deve agir.

Esta técnica de visualização começou a ser experimentada com exames de ultra-som, porque a ESA já tem o equipamento necessário para realizá-los, mas é uma tecnologia que segundo a agência poderá ser aplicada a qualquer procedimento médico.

Com este desenvolvimento, segundo indicou a ESA, pretende-se conseguir que os astronautas possam resolver os problemas médicos por sua conta. O CAMDASS, acrescentou a ESA, também poderia ser usado como um sistema de "telemedicina via satélite" , para "prestar primeiros socorros em países em desenvolvimento ou na Antártida”.

Fonte:http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Notici...autas?bl=1
URL's de Referência