Forum Pplware

Versão Completa: Desactivados sites que imitavam Wikipedia e Twitter para enganar cibernautas
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
As autoridades britânicas encerraram dois sites que se faziam passar pela Wikipedia e pelo Twitter para enganar os cibernautas com concursos falsos. Os donos das páginas tiveram ainda de pagar uma multa de 120 mil euros
O caso envolve dois sites que eram utilizados num esquema denominado «typosquatting», através do qual os cibernautas vão parar a sites com nomes e imagem parecidos aos de páginas verdadeiras, depois de escreverem o nome de forma errada durante as pesquisas na Web.

Neste caso concreto os dois sites encerrados tinham como nome Wikapedia e Twtter, e faziam-se passar pela enciclopédia on-line e pelo serviço de microblogues, recorrendo para tal ao mesmo logótipo, cor e fontes das letras utilizadas nos originais.

Só que em vez dos conteúdos normais do Twitter ou da Wikipedia, estes sites continham anúncios a indicar que os utilizadores tinham ganho um prémio, normalmente um dispositivo electrónico, e para o receberem apenas tinham de disponibilizar o número de telefone e responder a um conjunto de questões por SMS, com cada mensagem a custar em média 1,81 euros, avança o El Mundo.

Depois de descoberto o esquema e identificados os autores, as autoridades britânicas encerraram os sites e multaram as empresas responsáveis pela fraude em cerca de 120 mil euros.

Para alertar os consumidores a terem cuidado com este tipo de esquemas de «typosquatting», a Phonepayplus, a entidade responsável pela regulação de serviços de chamadas de valor acrescentado no Reino Unido, aproveitou o caso para publicar um pequeno guia de ajuda sobre o fenómeno.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Int...t_id=41806
URL's de Referência