Forum Pplware

Versão Completa: Exportar dados de php para .mdb.
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas, necessito de ajuda

Estou a desenvolver um projecto em php, em que o cliente necessita de exportar dados para Access.
Já pesquisei na net, mas não encontrei nenhuma solução para o meu problema.
É possível criar um ficheiro mdb através de php num servidor Linux?

Obrigado.
Qual é a plataforma que estás a utilizar no php?
Não estou a usar nenhuma plataforma de php. Estou a usar php criado de raiz, a rodar em ambiente UNIX. Vai ser alojado num servidor Linux.
Ok. Então se é que estou a perceber bem, estás a criar uma aplicação que permita só exportar dados para .mdb certo?
Estou a criar um site que tem gestão de conteúdos através de um backoffice já criado por mim e, necessito de implementar (no backoffice) uma funcionalidade para exportar conteúdos (todas as notícias por exemplo) em Word, PDF, Excel ou Access.
A minha dificuldade está no Access.
Boas,

Porque razão queres tu exportar para Access? Não vejo qualquer lógica em exportar dados de um backoffice para Access.

Word, PDF, Excel, CSV tudo bem, pois qualquer pessoa em qualquer SO consegue consultar os mesmos, agora Access somente pessoas com Windows vão conseguir consultar, visto que quase não existe nada para correr essas mesmas BDs noutros SOs e já para não falar que a maior parte dos utilizadores comuns não sabem mexer num ficheiro Access, já para não falar na possibilidade de terem o Access Instalado.

Outra situação é que para criares um ficheiro Access tens de ter os ditos drivers de OleDB ou ODBC para conseguires criar o ficheiro, e que eu tenha conhecimento, esses mesmos drivers não existem para sistemas UNIX, apenas Windows. Existe, no entanto, um projecto no sentido de fazer os sistemas unix suportar base de dados Access mas até hoje só conseguirem ler os mesmos e não escrever ( http://mdbtools.sourceforge.net/ ) e duvido que o consigam nos próximos tempos, visto que eu conheço este projecto desde 2009 e o site está sempre na mesma.

Como podes ver aqui ( http://stackoverflow.com/questions/32484...access-mdb ) e aqui ( http://forums.devshed.com/php-developmen...45854.html ) não estás sozinho mas como também podes observar toda a gente diz o mesmo, ou seja, não dá.

Mas aguarda por mais opiniões. Pode ser que até dê par fazer, mas no google tudo aponta para isso mesmo.

Ler ainda lá vais, agora escrever já vai ser mais dificil.
Boas Manuel Rocha,

Obrigado pela resposta.
Pois, eu também não vejo lógica nenhuma em exportar os dados para Access, mas é uma funcionalidade que o cliente decidiu agora que quer. Organismos públicos...
Pelo que li nas minhas pesquisas na net, só mesmo rodando o Apache num servidor Windows, o que eu queria evitar ao máximo, visto que ele corre incomparavelmente melhor em UNIX.
Pelos vistos vou ter que dizer mesmo que não vai ser possível.

Mais uma vez obrigado pela resposta e pelos links!
Boas,

Podes sempre fazer de uma forma, digamos, rebuscada.

Podes sempre fazer uma pequena aplicação que vá de tempo em tempo consultar a base de dados na net e injectar nessa base de dados access. Uma coisa tipo em c# que fica num computador residente e que faz isso.

Ou então a pedido, com um botão que faz essa exportação sempre que o cliente necessitar.

É rebuscado mas resulta sempre.
Talvez seja a forma mais fácil, mas eles querem ter a opção de seleccionar por exemplo um grupo de notícias através do backoffice e exporta-las.
URL's de Referência