Forum Pplware

Versão Completa: Alemanha inaugura o maior supercomputador industrial do mundo
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Foi hoje inaugurado na Alemanha aquele que será o mais rápido supercomputador a ser usado na indústria - e o primeiro sistema a ser especificamente concebido para ser usado em processos de produção industriais.

Denominado Hermit, entrou para o 12º lugar da tabela dos supercomputadores mais rápidos do mundo (o TOP500), classificando-se também como o mais rápido da Alemanha, informou a Universidade de Estugarda, onde se encontra instalado, no Stuttgart Center for High Performance Computing - HLRS.

O sistema, que assegura um desempenho de "mais de 1 Petaflop/s (1 trilião de operações de computação por segundo, 10^15)", detalha um comunicado oficial, divulgado hoje pela universidade.

De acordo com os responsáveis, aquele que se classifica também como o "supercomputador civil mais rápido da Europa" será "uma grande ajuda para a investigação em novas e importantes áreas", como a saúde, energia, ambiente e mobilidade.

Os custos de instalação do hardware são de 22,5 milhões de euros, numa primeira fase, enquanto os custos operacionais inicias vão rondar os 2 milhões euros, valores aos quais acresce um investimento numa infraestrutura eficiente do ponto de vista energético, detalha a nota oficial.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/computadores...23753.html
URL's de Referência