Forum Pplware

Versão Completa: Internet móvel usada por 2,9 milhões de portugueses
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
No final do ano passado estavam ativas 2,9 milhões de ligações de banda larga móvel. A tecnologia continua a ser a mais usada pelos portugueses para aceder à Internet e a sua utilização mantém-se a crescer, revelam números hoje divulgados pela Anacom. Relativamente aos três meses anteriores, o número de ligações móveis ativas cresceu 8,5% e 14% no que se refere a igual período do ano passado.

O acesso à Internet em banda larga através de tecnologias fixas também está a crescer embora de forma muito menos expressiva. No final de dezembro eram 2,19 milhões os clientes que preferiam este tipo de opção, apenas mais 0,8% que nos três meses anteriores e 5,3% mais que nos últimos três meses de 2010.

No fixo a tecnologia mais comum para acesso à Internet em banda larga continua a ser o ADSL, com quase metade das ligações. No entanto, a tecnologia está a perder terreno para novas opções como a fibra, que no período em análise captou um pouco mais de 10% do mercado fixo de banda larga.

Nos números da Internet móvel também há uma tendência de queda a registar e que tem a ver com o número de placas efetivamente usadas nos três meses analisados. O número está em queda há cinco trimestres consecutivos. Entre outubro e dezembro representou 1,1 milhões dos acessos contabilizados.

Na Internet móvel falta ainda dizer que a TMN lidera, com 41,8% dos acessos, seguida da Optimus e da Vodafone. No fixo a liderança também é do grupo PT, que controla praticamente metade do mercado.

Nos números hoje divulgados a Anacom revela ainda que no ano passado as receitas associadas aos serviços fixos de banda larga totalizaram os 964,1 milhões de euros. Estão também disponíveis dados relativos à faturação dos serviços móveis, que no último trimestre do ano passado geraram 353 milhões de euros.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunica...23728.html
URL's de Referência