Forum Pplware

Versão Completa: Vêm aí apps que avisam se o dono do telemóvel está a conduzir
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Imagine que pega no telemóvel para ligar a um amigo e descobre que ele está a conduzir: Valerá a pena fazer a chamada ou vai esperar que o seu amigo pare o carro?

Alguns investigadores da Universidade Rutgers e do Instituto de Tecnologia Stevens, dos EUA, estão a desenvolver apps que permitem saber na hora se o utilizador está a conduzir o telemóvel – e se, por isso, está impedido de atender telefonemas.

A tecnologia tem por base conexões por bluetooth que enviam sinais não audíveis para o rádio do carro e estimam a distância a que se encontra o telemóvel, informa a Technology Review. Com este processo, torna-se possível saber a que distância se encontra o telemóvel do rádio e, por consequência, do condutor e assim concluir se o dono do terminal está ou não a guiar.

Os investigadores norte-americanos pretendem usar esta tecnologia para criar apps que podem informar se um destinatário de um telefonema está ou não a conduzir. Com estas apps, seria assim possível evitar distrações e limitar manobras perigosas que costumam ocorrer quando os utilizadores atendem o telemóvel.

Apesar de inovadoras, estas apps têm vários desafios a superar para se poderem vingar no mercado: Hoje, os rádios e sistemas de som dos carros que têm bluetooth são uma minoria; o próprio bluetooth tem uma taxa de erro considerável; apps que indicam que alguém está a conduzir podem reduzir a sinistralidade na estrada, mas também podem ser uma ameaça à privacidade dos condutores.

Em contrapartida, o desenvolvimento destas apps permitirá lançar soluções menos radicais que as que hoje já estão a ser comercializadas nos EUA e que simplesmente bloqueiam telemóveis (do condutor e dos passageiros) sempre que detetam a trepidação de um automóvel.

Fonte:http://clix.exameinformatica.pt/noticias...a-conduzir
URL's de Referência