Forum Pplware

Versão Completa: Computador de 35 dólares começa a ser vendido
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Os responsáveis pelo projecto Raspberry Pi, um computador de baixo custo criado com o objectivo de incentivar os mais novos a gostarem de programação informática, começaram a comercializar hoje o dispositivo
Com um tamanho de um cartão de crédito, o Raspberry Pi foi idealizado por investigadores britânicos que pretendem com este computador de baixo custo incentivar os jovens a aprenderem programação informática.

De acordo com informação avançada pela BBC o dispositivo começou hoje a ser comercializado e a elevada procura já causou estragos nos sites da Premier Farnell e da RS Components, as empresas que irão distribuir o computador, que ficaram em baixo devido ao elevado número de acessos.

Citado pela estação britânica um dos responsáveis da Raspberry Pi Foundation, Eben Upton, mostra-se agradado com a chegada do projecto ao grande público ao afirmar que «foram seis anos de desenvolvimento: a quantidade de aspectos que tiveram de correr bem para isto acontecer foi enorme. Não poderia estar mais contente».

Numa primeira fase o computador irá ser comercializado numa versão de 35 dólares, mas até ao final do ano está previsto o lançamento de um outro modelo do Raspberry Pi por 25 dólares.

A primeira versão a ser vendida é a mais completa das duas e tem como principais características uma entrada Ethernet, duas entradas USB, 256 MB de RAM e compatibilidade com cartões SD.

Segundo informação disponibilizada no site da iniciativa, nesta primeira fase do projecto os seus responsáveis querem chegar a «entusiastas de software e hardware, fabricantes, professores e outros interessados que pretendam desenvolver coisas interessantes com o Raspberry Pi antes do lançamento oficial para o sector da Educação, que vai ocorrer no final de 2012».

O objectivo desta primeira fase é que «quando lançarmos [o computador] para o mercado educacional, já exista uma comunidade de pessoas com experiência a utilizar e a criar algo com o Raspberry Pi. O software estará mais maduro e livre de bugs óbvios e será mais fácil de utilizar pelos professores e crianças», sublinham os autores do projecto.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Int...t_id=42778
Computador por poucos dólares... ou nem por isso

Chama-se Raspberry Pi, é do tamanho de um cartão de crédito e começou esta quarta-feira a ser comercializado, com tal sucesso que esgotou em poucas horas (que podem ter sido alguns minutos, segundo algumas publicações).

O conceito foi formalmente apresentado em maio de 2011 e dado a conhecer com mais pormenores nos últimos meses, mas a ideia de disponibilizar um computador pequeno e barato, que estivesse ao alcance dos bolsos dos estudantes e mudasse a forma como estes se relacionam com as máquinas e com a programação data de 2006.

O resultado traduz-se em 85,60mm x 53,98mm x 17mm e 45 gramas de peso, que se ligam a uma televisão (ou monitor) e a um teclado, num dispositivo que pode ser usado para muitas das tradicionais funções de um PC, como o processamento de texto, criação de folhas de cálculo ou para jogar.

A versão colocada esta semana à venda é a mais completa de duas e tem como principais características uma entrada Ethernet, duas entradas USB, 256 MB de RAM e compatibilidade com cartões SD. Até ao final do ano está previsto o lançamento de um outro modelo do Raspberry Pi por 25 dólares.

Mais pormenores a partir da morada oficial do projeto na Internet .

Fonte:http://tek.sapo.pt/extras/site_do_dia/co...24981.html
URL's de Referência