Forum Pplware

Versão Completa: Malware bloqueia ficheiros e pede 80 dólares de resgate
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Há um novo exemplar de malware em circulação. O vírus oculta os ficheiros guardados no computador e pede 80 dólares em troca de uma alegada ferramenta para resolver o problema, alerta hoje uma empresa de segurança informática.

A ameaça em questão “faz crer aos utilizadores que têm problemas no disco duro e que, por isso, não podem ver os seus arquivos. Depois tenta vender-lhes uma ferramenta que, por 80 dólares, promete solucionar o problema”, descreve a Bit Defender, num comunicado à imprensa.

O software, que a empresa designa de Trojan.HiddenFilesFraud.A, atua em “várias frentes”, explicam os especialistas. Primeiro o utilizador vê aparecer uma mensagem de alerta, informando que o PC tem vários problemas e que todos os dados guardados podem perder-se. Para ser mais convincente, oculta de imediato todas as pastas e arquivos no computador, desativando também alguns atalhos do teclado, “o que dá ao utilizador a sensação de que já não tem controlo sobre o sistema”.

Quando o utilizador já não consegue ver os ficheiros, começam a surgir diversas janelas a informá-lo de que existe uma falha crítica no disco rígido, seguidas da informação de que pode adquirir uma ferramenta para recuperação dos dados – que, na realidade, nada faz.

De acordo com os especialistas, a nova ameaça instala-se no PC por ação de outro malware, o worm Win32.Brontok.AP, que utiliza unidades de armazenamento móveis para se propagar. Espalha-se por todas as pastas da memória infectada e permanece oculto. Quando o utilizador tenta abrir a pasta executa o worm que então lança o Trojan.HiddenFilesFraud.

Aconselha-se, por isso, a que os utilizadores analisem as suas unidades móveis, como memórias USB e telemóveis, antes de os ligarem ao computador, e também a que não instalem aplicações oferecidas online com mensagens “alarmantes”.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/internet/mal...27048.html
O que não falta são coisas similares a isso.
Algumas mais outras menos elaboradas mas muitas mesmo.
URL's de Referência