Forum Pplware

Versão Completa: PHP, Ajax, nova versão do webmail do Sapo
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Bom dia,
Preciso de sugestões de pessoal que domine as tecnologias de ponta em site dinâmicos.
Tenho um projeto de desenvolvimento de uma aplicação webbased com MySql ou MSSQL Server. Por causa das funcionalidades que são necessárias implementar, estou decido explorar ao máximo dos recursos do Ajax e em princípio não estou inclinado para ASP.NET 4.0 nem para ferramentas da Adobe. Preferia algo open source.
Há dias precisei de aceder ao webmail do Sapo e por curiosidade espreitei a nova versão. Fiquei entusiasmado com a facilidade de navegação, suponho que sejam páginas em PHP com Ajax.
Alguém sabe que ferramenta terão utilizado?
Colocando a questão de outra forma: que IDE me sugerem?
Obrigado.
Boas JOM,

Se vais fazer algo agora, convém usar tecnologias mais recentes e com mais vantagens, como a utilização de Node.js em vez de AJAX (quando possível).

Pessoalmente, continuo a preferir PHP, mas Ruby On Rails tem algumas vantagens, para além de ser uma linguagem mais nova.

Aconselhava-te também a utilizares pushState em vez do hashbang.

Podes encontrar muitas tecnologias e ideias novas em http://37signals.com/svn/posts/3112-how-...nt-side-ui

De qualquer das formas, são coisas avançadas, pelo que podes sentir dificuldades a usá-las.

Relativamente a IDE, nunca gostei de ferramentas pesadas como Eclipse, Aptana, Visual Studio, Dreamweaver, etc., mas para quem não está muito à vontade a programar, são ferramentas necessárias.

Utilizo e adoro o Sublime Text 2 ( http://www.sublimetext.com/2 ). Para Mac também tenho (utilizava antes do Sublime Text, agora só pontualmente) o Espresso ( http://macrabbit.com/espresso/ ).
Bernardino,
Agradeço-te a resposta.
Trata-se de facto de começar um projecto de raiz, daí a minha preocupação em investigar o melhor possível as várias alternativas para definir uma estratégia de trabalho.
Quantas pessoas irão desenvolver o software?

É um projecto interno ou será tornado público?

Quem trabalha, tem experiência no ramo ou pelo menos em programação?
A dimensão do projeto sugere o envolvimento de vários programadores.
Quanto à questão de ser interno ou externo, posso adiantar que que se trata de uma extranet com autenticação e portanto, "parcialmente" publico.
As pessoas que estarão envolvidas têm alguma experiência, mas a minha preocupação nesta altura é encontrar a melhor ferramenta, mesmo que seja totalmente nova para a equipa. Se necessário, estou decidido a investir tempo em formação.
Obrigado
Pronto, nesse caso então aconselho-te a ler o artigo que apontei em cima da 37signals sobre o novo Basecamp.

É, neste momento, das web apps com tecnologia mais recente a serem usadas para um "grande público".

Dependendo do número de utilizadores previstos nos primeiros 6-12 meses, talvez não seja necessário investir na cache pontual, etc., mas a longo prazo fará todo o sentido.
URL's de Referência