Forum Pplware

Versão Completa: Microsoft quer garantir que o Windows 8 vai “brilhar” nos novos PCs
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
O interface que aposta nos ecrãs sensíveis ao toque é uma das principais alterações que o novo Windows 8 vai introduzir na forma como os utilizadores interagem com os computadores, mas há mais mudanças no hardware que estão a ser trabalhadas com os parceiros. A Microsoft já partilhou algumas das ideias que quer desenvolver nos novos computadores Windows 8 e a forma como está a proceder à sua certificação.

Parte das mudanças já tinham sido anunciadas por Steven Sinofsky, presidente da divisão do Windows e Windows Life, em setembro, durante a conferência BUILD, que o TeK acompanhou. Mas agora há mais desenvolvimentos que resultam do trabalho realizado com parceiros que querem ter à venda computadores Windows 8 quando o sistema operativo for lançado, à semelhança do que aconteceu com versões anteriores.

Embora reforçando a ideia de que a equipa de desenvolvimento está completamente empenhada em fazer com que o Windows 8 possa correr em qualquer computador pessoal que cumpra os requisitos mínimos definidos (que são processadores com velocidade mínima de 1GHz e 1 GB de RAM para a versão de 32 bits ou 2 GB para 64 bits, 16 GB de espaço disponível em disco - ou 20 para quem optar pelos 64 bits-, DirectX 9 com WDDM 1.0, como o TeK tinha escrito aquando do lançamento do Windows 8 Consumer Preview), a Microsoft admite que quer "fazer brilhar" o novo sistema operativo nos novos PCs e para isso é preciso “afinar” o hardware.

Com o novo interface Metro a Microsoft introduziu novos gestos de controle do Windows 8, que a empresa quer que sejam reproduzidos pelos programadores nas várias aplicações que correm no sistema operativo, de forma consistente, tornando a utilização mais fácil e minimizando o "custo" de aprendizagem.

Como se pode ver na imagem abaixo, a maioria dos gestos recorre à utilização de dois dedos, mas há alguns mais complexos, que envolvem todos os dedos da mesma mão.



Embora estes gestos funcionem nos PCs atuais, esta é uma área onde os novos computadores preparados para o Windows 8 se vão distinguir, sobretudo no swipe nas áreas limítrofes do ecrã, habitualmente menos sensíveis ao toque. "é um local onde os fabricantes de hardware não têm colocado muito ênfase [na sensibilidades ao toque]. O centro dos ecrãs recebeu toda a inovação, enquanto os cantos sofreram", admitem os autores de um post no blog de desenvolvimento do Windows 8 onde as alterações são detalhadas, lembrando que a exploração destas áreas é crítica na experiência do Windows 8.

A equipa da Microsoft trabalhou porém numa forma de resolver este problema nos computadores atuais, tornando a experiência consistente também para quem mantém o mesmo hardware e quer usar o novo sistema operativo, adequando a variedade do desempenho dos ecrãs. O vídeo abaixo mostra alguns exemplos de como o desempenho dos computadores pode afetar o interface de toque do Windows 8.



Mesmo assim a Microsoft testou intensivamente os computadores que suportam o Windows 7 para validar a sua compatibilidade com o Windows 8 e tem uma lista de hardware "compatível", mesmo adiantando que isto não corresponde a uma "recomendação". Na lista estão portáteis convertíveis e tablets, assim como ecrãs e Slate PCs, que incluem o HP Elitebook 2760p, ASUS EP121, Dell Inspiron Duo, Lenovo x220t, ecrã 3M M2256PW de 22 polegadas e o Samsung Series 7.

Pela análise já realizada a 64 equipamentos da era Windows 7 com ecrã sensível ao toque a Microsoft conclui que 66% têm uma boa resposta a nível das respostas de ecrã capacitivo, e 28% da área óptica. E são os computadores convertíveis (portáteis que se transformam em tablets) que revelam a maior taxa de compatibilidade, enquanto os Slate PCs (os tablets com Windows 8) estão pior qualificados neste teste.



A caminho da definição dos requisitos para os computadores Windows 8, a Microsoft já está a trabalhar em protótipos com vários parceiros, nomeadamente com a Samsung, que produziu os primeiros tablets distribuídos aos developers na BUILD, embora mesmo este vá ser ainda alvo de melhorias.

Jeff Piira e Jerry Koh, responsáveis da equipa de Human Interaction, garantem que a Microsoft vai continuar a trabalhar com os parceiros para garantir que os novos equipamentos que vão chegar ao mercado com o lançamento do Windows 8 cumprem todos os requisitos de hardware definidos e que vai haver uma certificação para evitar dúvidas dos consumidores.

Fonte:http://tek.sapo.pt/multimedia/microsoft_...32161.html
URL's de Referência