Forum Pplware

Versão Completa: Técnica de Backup- Opinião + Sugestão pf.
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Bom Dia Smile

Estou neste momento numa empresa que possui como main server, um MacMini MacOS X, acoplado a um SmartStor DS4600, e a dois QNAP TS-412, através de um Switch HP.

De momento, a estratégia de backup implementada é:
* rotina diária de backup do SmartStor DS4600 para um dos QNAP (chamemos a este FileSV), e posteriormente, o outro QNAP (chamemos a este BckpSV), faz um backup do backup feito pelo FileSV.

Contudo, a informação final guardada no BckpSV, pode conter erros, caso o backup feito pelo FileSV esteja corrompido ou com algum erro ...

a minha ideia, é se possivel, alterar este processo , de modo a tentar garantir uma maior fiabilidade do backup final guardado pelo BckpSV ...

opiniões/sugestões: PRECISAM-SE!!! =D

cumps
Viva,

Entendo o teu ponto de vista mas dessa forma só gravando para os dois QNAP em simultaneo.

Na empresa onde trabalho, o backup é feito via snapshot do windows..6 snapshots diários, onde apenas actualiza onde houver manipulacao de dados (por exemplo: uma pasta com 10GB, se apenas um ficheiro do word for alterado, o sistema só actualiza esse ficheiro, poupando espaco em disco).

Caso o SmartStor também tenha essa possibilidade, podes fazer bckup de bckup. Caso uma cópia fique corrompida, existem outras que certamente nao o estarao.
(02-04-2012 12:55)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Viva,

Entendo o teu ponto de vista mas dessa forma só gravando para os dois QNAP em simultaneo.

Na empresa onde trabalho, o backup é feito via snapshot do windows..6 snapshots diários, onde apenas actualiza onde houver manipulacao de dados (por exemplo: uma pasta com 10GB, se apenas um ficheiro do word for alterado, o sistema só actualiza esse ficheiro, poupando espaco em disco).

Caso o SmartStor também tenha essa possibilidade, podes fazer bckup de bckup. Caso uma cópia fique corrompida, existem outras que certamente nao o estarao.

ja me lembrei disso...

ou fazer dois backups em paralelo (apenas) ...
ou entao, fazer dois backups em paralelo, e fazer backup de um deles ...

vou falar com o meu Admin. TI a ver a opiniao ...
pois pelo que sei, não ha muitas mais hipoteses!!

e sim bruno, se nao tou em erro, o SmartStor permite esse backup "parcial"!!
Por aqui usa-se uma cópia simples para disco externo por semana, e usa-se os mesmos como cópia de segurança e arquivo Histórico, assim podemos repor um único ficheiro isolado...
Por aqui 2 backup's diários diferenciais, com 24 copias diferentes(12 dias),
backup integral 2 vezes por semana, com 6 semanas de historico,
e 2 backup's mensais, com 12 meses de histórico,

Arquivo de histórico semanal durante 2 anos

penso que seja o suficiente.
(02-04-2012 19:54)KEYTEK Escreveu: [ -> ]Por aqui 2 backup's diários diferenciais, com 24 copias diferentes(12 dias),
backup integral 2 vezes por semana, com 6 semanas de historico,
e 2 backup's mensais, com 12 meses de histórico,

Arquivo de histórico semanal durante 2 anos

penso que seja o suficiente.

Se vier um terramoto e for tudo pela terra a dentro tenho a impressao que alguem ainda vai reclamar que nao era suficiente :x
Bem, teoricamente, deves ter um backup, em outro local físico.

Se tiveres, 10 esquemas de backup, e estiver tudo no mesmo local, uma inundação e vão todos de vela ao mesmo tempo Smile

Consoante a dimensão da empresa e dos backups, ou se pode optar por ter um disco externo que alguém transporte uma vez por semana para fora dali, ou sincronização via ftp, "algo", consoante a disponibilidade.

Eu em casa, uso um NAS "piqueno" + 2 discos externos diferentes e um está em casa do sogro Smile
Na empresa, tenho uma mistura, desde ArcServe para tapes dos backups SO's dos servidores, a backup para fileserver de várias DB's SQL Server de menor importância, e NAS para os users terem uma drive remota onde colocar doc's, é mixordia, fruto de cenários de orçamentos maiores e menores consoante o ano ...
URL's de Referência