Forum Pplware

Versão Completa: E os 10 melhores projetos tecnológicos nacionais são…
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Foram conhecidos esta tarde os 10 melhores projetos tecnológicos nacionais escolhidos pelo júri dos CIO Awards, uma iniciativa que este ano seguiu para a segunda edição.

Agência para a Modernização Administrativa, Associação Portuguesa de Seguradores, Autoridade Tributária e Aduaneira, Avila Business Centers, Câmara Municipal de Lisboa, Estradas de Portugal, Espírito Santo Informática, Instituto da Droga e da Toxicodependência, Câmara Municipal do Seixal e Via Directa são as entidades responsáveis pelos projetos vencedores. Foram os eleitos entre 65 projetos nomeados, que no seu conjunto somaram um investimento em TIC na ordem dos 50 milhões de euros.

Os dez eleitos, e os respetivos responsáveis, são os seguintes:

Plataforma da interoperabilidade da Administração Pública da Agência para a Modernização Administrativa
Responsável: Gonçalo Caseiro
Permite disponibilizar serviços eletrónicos transversais. Usa normas abertas e procura Reaproveitar capacidade instalada na administração pública.

SEGURNET da Associação Portuguesa de Seguradores
Responsável: Maria Manuel Santos Silva
É uma plataforma setorial que engloba uma rede privada de comunicações de dados entre as companhias seguradoras associadas da APS que possibilita a partilha de de informação entre congéneres.

Desmaterialização de documentos e processos para comunicação dentro da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para cidadãos e empresas da Autoridade Tributária e Aduaneira
Responsável: José António Azevedo Pereira
Sistema de desmaterialização de todo o trabalho interno da administração tributária, através de uma solução de workflow - Gestão de Processos e Serviços (GPS) - que permite eliminar o papel como suporte de trabalho dos serviços e das relações com os contribuintes.

Escritório virtual de Avila Business Centers
Responsável: Carlos Gonçalves
Aplicação de Escritório Virtual disponível em equipamentos móveis que suporta serviços de atendimento telefónico multilingue, tratamento de correspondência, fax e a transmissão de mensagens para profissionais e empresas sem um escritório físico.

Sistema de Gestão e Planeamento de Intervenções da Câmara Municipal de Lisboa
Responsável: Manuel Salgado
O Sistema de Gestão e Planeamento de Intervenções (SGPI) que centraliza os dados relativamente às intervenções previstas para a cidade pelas várias direções municipais e dá acesso a um conjunto de dados em tempo real, facilitando o planeamento de atividades e a gestão de recursos, por exemplo.

SIG Mobile da Estradas de Portugal
Responsável: Rui Ribeiro
Aplicação móvel de gestão e conservação corrente de estradas nacionais utilizada para sincronização automática da informação recolhida no Sistema de Informação Geográfica Empresarial da EP.

Projecto Lean IT da Espírito Santo Informática
Responsável: Paulo Guedes
O "Lean IT" é uma extensão do "Lean Manufacturing", sistema inicialmente desenvolvido pela Toyota cujo propósito visa a otimização de todo o sistema de produção, não havendo espaço para "lixo" - o "lixo" é considerado trabalho que não acrescenta valor a qualquer produto ou serviço, descreve a IDC.

Sistema de informação multidisciplinar do Instituto da Droga e da Toxicodependência
Responsável: Sandra Paiva
Acessível via Web, apoia a atividade operacional do instituto em áreas como o processo clínico dos utentes e a prescrição eletrónica.

WikiCMSeixal da Câmara Municipal do Seixal
Responsável: Célia Pestana
Plataforma de gestão e promoção do conhecimento disponível para todos os trabalhadores da autarquia. Permite e promove a troca de informação e conhecimento entre colaboradores.

Projecto Praxis da Via Directa
Responsável: Sérgio Carvalho
Infraestrutura que suporta a emissão e gestão de contratos de seguros, agregando funcionalidades transversais.

Os Prémios CIO Awards distinguem soluções empresariais na área das TI. Os projetos selecionados para a distinção são avaliados pela capacidade para "melhorar e otimizar processos de negócio, inovar e criar novos produtos e serviços, desenvolver áreas de negócio, aumentar produtividade e efetividade dos colaboradores, atrair e reter clientes, expandir a utilização da informação e melhorar o processo de decisão", explica uma nota de imprensa da IDC.

Os 10 eleitos foram os preferidos por um júri composto por membros da equipa de research da IDC Portugal, que organiza os prémios, e por personalidades ligadas à indústria das TI.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/e_o...37415.html
URL's de Referência