Forum Pplware

Versão Completa: Sugestão TeK: Livros para ler em formato digital
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Na data em que se comemora mais um dia mundial do livro vale a pena olhar para o percurso que as histórias em papel têm feito nos anos mais recentes. Salta à vista a conclusão: tal como noutras áreas, o negócio dos livros também se tornou digital. Há quem não dispense o toque do papel, mas há também cada vez mais "convertidos" à conveniência da versão digital: os números não nos deixam mentir.

A Amazon - dona do leitor de livros digital Kindle e de uma gigantesca livraria online - é uma das empresas que mais tem investido nesta área a nível mundial e em janeiro confirmava o retorno do investimento: a venda de livros digital superou a venda de livros em papel. Em janeiro por cada 100 livros impressos vendidos eram comercializados 115 livros digitais.

Os dados referem-se aos Estados Unidos, onde a oferta de dispositivos para ler ebooks e de lojas que os comercializem é maior, mas a tendência caminha para outras geografias.

A mesma Amazon ainda esta sexta-feira anunciou a antecipação em quase uma semana das vendas para 175 países do Kindle Touch 3G. O modelo junta à conetividade Wi-Fi o suporte para 3G e mais alguns atrativos. Pesa pouco mais de 200 gramas e pode carregar até 3 mil eBooks. Está disponível com preços a partir dos 129 euros (para a versão só com Wi-Fi).

A Apple, grande rival da Amazon neste mercado, também lançou recentemente um novo iPad, que a Portugal chegou no dia 23 de março, melhorando a tecnologia do tablet que, não servindo apenas para livros, está otimizado também para esta função.

À data aproveitámos aliás para mostrar alternativas ao iPad e apontar outras sugestões de equipamentos disponíveis no mercado português. O universo era o dos tablets, onde a função de leitura de livros eletrónicos está sempre presente.

Por trás de várias marcas estão lojas online de aplicações e ebooks com milhares de opções disponíveis, pagas e gratuitas. Os últimos números da Apple apontam para 700 mil títulos à disposição de quem quer ler no iPad, no Iphone ou no iPod.

A Amazon garante que tem mais de 1,2 milhões de títulos para o Kindle, embora nem só quem usa um Kindle possa aceder aos livros comercializados na loja online. Estão disponíveis aplicações gratuitas para as principais plataformas (iOS, BlackBerry, Windows Phone 7, PC, Mac) que enquadram o formato num leque diversificado de ecrãs.

À escala nacional os ebooks têm também assumido um papel mais interessante na oferta das editoras. As propostas começam a ganhar expressão e abrangência, cobrindo várias áreas.

A Leya é uma das editoras com oferta de ebooks disponível na sua loja online, a MediaBooks. Quem passar pelo site vai perceber que a área dedicada aos livros eletrónicos está arrumada por secções.

Assim, além de ver os títulos disponíveis organizados de acordo com o preço, data de edição ou ordem alfabética, o leitor pode procurar sugestões entre mais de duas dezenas de temas. Pode ainda consultar o top de vendas de eBooks e perceber que títulos mais têm inspirado quem passa pelo site.

A editora tem ainda uma política que permite a quem compra a versão em papel de um livro levar para casa por um preço simbólico também a versão digital, caso exista. O preço do eBooks nestas condições é de 2,49 euros.

O formato dos eBooks vendidos pela Leya é o ePub, que implica a instalação gratuita do Adobe Digital Editions mas que é suportado num conjunto alargado de dispositivos. Para o universo Apple a empresa disponibiliza uma aplicação própria, que pode ser descarregada gratuitamente na App Store.

Na Wook da Porto Editora também há livros digitais. A livraria separa os títulos disponíveis por obras em português e em inglês. Entrando na área dos eBooks, o leitor pode escolher títulos arrumados em 21 secções distintas, quer para a área de livros em português quer para a área de livros em inglês. Os formatos em que os livros eletrónicos da Wook estão disponíveis são o ePub e o PDF.

Ainda no grupo Porto Editora, destacamos também a oferta veiculada pela Livraria Bertrand. A oferta por aqui também se arruma em português e em inglês e organiza-se igualmente em várias secções, que facilitam a consulta e a escolha de títulos disponíveis. Do lado direito do site há um Top dos eBooks mais vendidos.

A nível nacional damos ainda destaque à livraria online da Biblioteca Nacional, onde é possível comprar ou alugar eBooks. O site, integrado na rede internacional EU eBooks, também opta pela tecnologia da Adobe para permitir o download dos livros eletrónicos para o PC e para o universo de dispositivos compatíveis com o Adobe Digital Editions.

Saltando novamente para a cena internacional, uma nota para o site Pottermore onde muito recentemente ficou disponível a versão eletrónica dos livros que fazem a "saga" Harry Potter de J.K. Rowling. É também neste morada que futuros desenvolvimentos à história podem acontecer, uma vez que não vão existir mais livros, nem filmes... a manter-se a promessa da autora.

Fechamos com uma sugestão à medida de quem privilegia as borlas, ou simplesmente gosta de descobrir novas leituras noutras paragens, remetendo para dois artigos que já publicámos aqui no TeK com alguns endereços para moradas que dão acesso a eBooks gratuitos. Seja em lojas com essa vertente, seja ligadas a projetos não comerciais.

Fonte:http://tek.sapo.pt/extras/sugestoes/suge...38487.html
URL's de Referência