Forum Pplware

Versão Completa: Milhares de internautas podem ficar sem internet em julho devido a malware
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Milhares de internautas em todo o mundo correm o risco de ficarem sem ligação à Internet no próximo mês de julho, caso os seus computadores estejam infetados com o malware DNSChanger e não procedam à sua remoção.

O alerta é dado pelo FBI que diz que o número de potenciais afetados se situa na ordem das centenas de milhar, avança a CNET.

De acordo a mesma fonte, a ameaça informática descoberta em 2007 já afetou milhões de computadores em todo o mundo. Ainda em finais de 2011, as autoridades norte-americanas davam conta do desmantelamento de uma fraude com recurso ao malware que teria rendido 14 milhões de dólares em receitas indevidas de publicidade.

Segundo explica o site especializado, quando o utilizador escreve um endereço Web no seu browser, o computador liga-se a um servidor de DNS (Domain Name System) para determinar o endereço IP do site a que o internauta tenta aceder, para fornecer acesso ao mesmo.

Este malware altera as configurações das máquinas infetadas, que redireciona para servidores falsos, para que estes, por sua vez, possam enviar os utilizadores para os sites escolhidos pelos cibercriminosos. O objetivo era levar os utilizadores para sites onde estes fossem impelidos a clicar em publicidade, rendendo receitas aos cibercriminosos receitas - um sistema habitualmente designado como "click-jacking".

O ano passado as autoridades desmantelaram a rede e apreenderam os servidores usados, mas muitos dos computadores infetados continuavam a depender desses servidores, pelo que o FBI optou por não desligar as máquinas, mas antes convertê-las em servidores de DNS legítimos. O problema é que isso tem custos para a polícia, que, por isso, decidiu desligá-los a partir de julho.

Assim, os utilizadores com máquinas infetadas - que se continuam a ligar a esses servidores DNS e a depender deles - correm o risco de deixar de conseguir navegar na Web nessa altura. Assim, o FBI criou um site para ajudar a fazer o diagnóstico e remoção do malware, que tanto afeta PCs como Macs.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/internet/mil...38492.html
URL's de Referência