Forum Pplware

Versão Completa: FREENAS... E AGORA?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Olá amigos.
Será que algum guru me pode ajudar?
Instalei o FreeNas numa máquina virtual (vmplayer) e criei uma "nuvem" de 100GB.
Como é que agora através do ip posso utilizá-lo tipo dropbox... e afins?
Posso através do meu android enviar "coisas" para a minha "nuvem"?

Obrigado pela vossa paciência...
Viva,

Criaste uma nuvem nao..criaste um disco com 100GB..se ainda nao acedes do exterior nao e' considerado nuvem Smile

O teu objectivo e' criar um servico para outras pessoas guardarem os seus dados ou pretendes apenas colocar o teu disco na internet para, remotamente, conseguires ter acesso a ele?

Em qualquer um dos casos necessitas OU de um ip fixo (contratado a tua operadora de internet) OU de um servico de dns dinamico (tipo dyndns ou no-ip).

Apos isso tens de configurar o teu router para que encaminhe os pedidos desse ip fixo para o teu freenas.

Seguidamente, e dependendo do que pretendes, podes precisar de software adicional.
Obrigado Bruno.
Pretendo deixar de usar os serviços dropbox e outros, e usar os meus 100gb.
Já criei um no-ip, mas quando acedo remotamente... vou parar ás configs do router...
E agora não sei sair daqui...
Tens de encaminhar os pedidos do router para o freenas.

Qual é a marca/modelo do teu router?

Tens tambem de ver no freenas de que forma podes aceder (http, ftp, etc..)
O normal e mais facil é usar software para acesso via FTP. O download/upload de dados para o freenas é mais acessivel.
Nao esquecer tambem de criar um utilizador com as devidas permissoes (leitura, escrita, etc..)
(30-04-2012 12:23)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Tens de encaminhar os pedidos do router para o freenas.

Qual é a marca/modelo do teu router?

Tens tambem de ver no freenas de que forma podes aceder (http, ftp, etc..)
O normal e mais facil é usar software para acesso via FTP. O download/upload de dados para o freenas é mais acessivel.
Nao esquecer tambem de criar um utilizador com as devidas permissoes (leitura, escrita, etc..)
Tenho o Hub da Zon na sala ligado a 1 power line e no 1º andar tenho 1 TP Link ligado ao outro power line.
Viva,

Procura em firewall "anfitriao dmz", ou algo semelhante (presumo que saibas como ter acesso ao router).
Aí colocas o ip do freenas..Convem que o freenas tenha ip fixo para evitar que percas acesso ao mesmo.
(01-05-2012 11:39)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Viva,

Procura em firewall "anfitriao dmz", ou algo semelhante (presumo que saibas como ter acesso ao router).
Aí colocas o ip do freenas..Convem que o freenas tenha ip fixo para evitar que percas acesso ao mesmo.

Resposta do router

Endereço ip local: O anfitrião não pertence a nenhuma lan reconhecida.
Qual é a configuracao da tua rede?
router e freenas?
(01-05-2012 12:13)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Qual é a configuracao da tua rede?
router e freenas?

Desculpa mas não percebi. Vou enviar duas imagens daquilo que tenho:

[Imagem: 11715838_freenas1.JPG] [Imagem: 11715839_freenas2.JPG]
Agora nao consigo ver as imagens, só quando chegar a casa.

O que eu estou a pedir é configuracao IP do router e do freenas...algo como 192.168.1.254
URL's de Referência