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Versão Completa: Sites ganham terreno aos balcões e tendem a crescer
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Bancos apostam em produtos e serviços em exclusivo no canal da internet.

O acesso a produtos e serviços de bancos através da internet e a realização de transacções online está a ganhar terreno nos clientes dos bancos.

O site do BES, por exemplo, tem cerca de 200 mil acessos diários, havendo clientes que utilizam quase em exclusivo este canal. De acordo com dados do Marktest, o BES está no primeiro lugar no que diz respeito à taxa de penetração do online banking, tendo já "43% de utilizadores entre os clientes", informa fonte da instituição, que acredita mesmo que a tendência será para crescer "com ritmo moderado nas componentes de internet banking ‘tradicional' e bastante mais intenso nas novas áreas de mobile banking e tablet banking".

De acordo com o BES, "as percentagens de utilização variam substancialmente consoante o perfil e a propensão de cada segmento de clientes, sendo mais elevado para empresas de média e grande dimensão". Já na vertente de particulares, quem mais utiliza o canal online "são quadros médios e superiores", diz.

O banco regista uma crescente procura do canal online e ressalva o interesse suscitado pelas "novas áreas associadas ao acompanhamento das finanças pessoais, das quais se destaca a solução inovadora e pioneira do Orçamento Familiar BES, disponibilizada em Novembro de 2011". O banco ainda sublinha o facto deste novo serviço "potenciar uma nova forma de acompanhamento do património e controlo das despesas e receitas".

Já a CGD disponibiliza em exclusivo, e na área da poupança, vários depósitos a prazo: CaixaPopNet; Caixazul Netpr@zo;CaixaNet@; CaixaNet M@is. Aos clientes particulares, oferece os serviços Caixadirecta online, Caixadirecta invest, Caixadirecta sms e Caixadirecta mobile: Já aos clientes empresa, os serviços Caixaebanking e Caixaebanking mobile.

Fonte oficial do banco destaca o peso crescente do online, revelando que em 2011, "aumentou o número de contratos activos, cerca de 12%, comparativamente com o ano de 2010 e registou um aumento no número de operações realizadas de 19,5%, no serviço particulares, e de 16% nos serviços para empresas". É importante referir que a CGD assinalou "cerca de dois milhões de operações diárias, sendo que nos dias de maior utilização registaram-se mais de 3,7 milhões de operações". Contudo, o banco reforça a ideia de que "os diversos canais são complementares".

O banco espanhol, Santander Totta salientaque o número de páginas visitadas por dia "ascende a 240 mil", tendo actualmente "cerca de 45 mil visitantes únicos por dia", com muitos clientes a privilegiarem este canal, "sobretudo do sexo masculino e com idades predominantemente compreendidas entre os 25 e os 45 anos".

Sobre o futuro do peso do online na actividade bancária, fonte do Santander Totta diz acreditar que a tendência de crescimento na utilização da internet é uma realidade, antecipando "que os clientes privilegiarão cada vez mais a disponibilização dos serviços bancários através de meios electrónicos", o que muito se deve, diz, "aos benefícios ao nível da comodidade e rapidez de execução das operações para os clientes".

Já o Millenniumbcp, onde as Ordens de Bolsa representam cerca de 79% na actividade online do banco, também antevê que a penetração da banda larga seja o futuro. O banco "tem assistido a um aumento sustentado do número de operações que os clientes realizam através dos canais" e "com o alargamento da oferta, esse número possa crescer ainda mais", afirma fonte da instituição.

No site para particulares, o banco tem uma média de 250 mil visitas dia, admitindo ter "um conjunto alargado de clientes que utilizam os canais do banco (40% da base de clientes do banco) dos quais a maioria privilegia o canal internet na sua relação com o banco". De frisar que o Millenniumbcp tem um conjunto de produtos e serviços em exclusividade via internet. Quanto aos depósitos, comercializa em exclusivo neste canal o Netflexível , e quanto a serviços, salienta o gestor de finanças e o ‘streamer' de cotações.

As operações mais realizadas
Transferências, pagamentos de serviços, carregamentos de telemóveis, operações de bolsa, consultas de Saldos e Movimentos de Contas e Cartões e autorizações de débito, são as operações mais realizadas pelos clientes via Internet. Na componente empresarial há que destacar os pagamentos de fornecedores e ordenados e os pagamentos ao sector público (estado e segurança social). Regista-se também uma utilização crescente do serviço de extractos digitais e do canal Mobile, onde estão disponíveis as operações mais comuns do dia-a-dia.

Fonte:http://economico.sapo.pt/noticias/sites-...43314.html
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