Forum Pplware

Versão Completa: Montra TeK: Usar a nuvem para guardar GB de arquivos
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.

Com o lançamento na semana passada do Google Drive e a atualização de outros produtos que oferecem espaço de armazenamento online, como o SkyDrive ou o Dropox, a oferta deste género de serviços voltou a mudar.

É por isso que hoje regressamos ao tema, que já abordámos outras vezes, para fazer uma espécie de revista às principais propostas disponíveis no mercado e perceber o que mudou e o que ganha com isso quem utiliza estes serviços.

Do lado da Google, o Google Drive é a opção. Depois de muita especulação em torno das características do serviço, a empresa acabou por revelar os detalhes da oferta. Quem utilizar o Drive tem à disposição 5 GB de espaço para armazenamento gratuito de dados. Quem quiser mais pode avançar até aos 25GB por menos de 2 euros mensais. Os preços vão aumentando à medida que o utilizador junte gigas. Pode fazê-lo até aos 16 terabytes.

Entre as características chave da oferta da Google, segundo a própria Google, está a integração do serviço com o Google Docs, a suite de produtividade da empresa. A pesquisa de conteúdos dentro do serviço é outra característica de destaque. A Google garante que o Drive reconhece objetos em imagens e texto em documentos digitalizados.

O serviço também permite abrir partilhar ficheiros com terceiros, uma característica que a concorrência também disponibiliza. As potencialidades são mostradas pela Google num vídeo que o TeK publicou à data do anúncio e que agora recupera.

O Google Drive está disponível para sistemas Windows e Mac e para smartphones e tablets Android, graças a uma aplicação dedicada. Está também a ser preparada uma versão para iOS, o sistema operativo que alimenta o iPhone e o iPad, mas ainda não está pronta.

Um dia antes do lançamento do novo produto da Google, a Microsoft atualizava o SkyDrive com várias novidades. Uma das novidades é a integração com o Windows Explorer e, no Mac, com o Finder. Outra novidade foi o lançamento de uma aplicação para sincronização no iPad, que completa um portefólio do qual já faziam parte aplicações para iPhone, Windows Phone, Mac e Windows.

O limite máximo de espaço gratuito, assegurado pelo serviço da Microsoft é de 7 GB, mais que o Google Drive, mas bem menos que o permitido antes da atualização quando o serviço oferecia 25 GB, sem custos. Quem aderiu nestas condições vai mantê-las, mas quem aderir agora já só tem acesso a 7GB espaço que, segundo as contas da Microsoft, permitem guardar até 20 mil documentos ou 7 mil fotos.
O utilizador pode adicionar mais 20, 50 ou 100 GB ao espaço gratuitamente disponível por 8,19 ou 37 euros por ano. A integração com outras ferramentas da marca também está disponível, o que facilita a criação de ficheiros em Word, Excel, PowerPoint ou OneNote, directamente a partir do serviço.

Tal como o Skyrive, também o Dropbox se preparou para receber mais um concorrente e introduziu algumas novidades na última segunda-feira. O serviço passou a permitir a partilha dos ficheiros que arquiva online, mesmo com quem não tem uma conta Dropbox. Passou também a ser possível arrastar ficheiros para guardar no serviço, mesmo a partir de um PC que não tem a aplicação instalada.

Por aqui as contas são as seguintes: 2 GB de espaço gratuitos, 32 GB por 99 dólares anuais ou 32 GB por 199 dólares anuais. Contudo, há que referir que aqui há a possibilidade de multiplicar o espaço disponível, angariando novos clientes para o serviço. A versão gratuita pode por esta via ganhar até 18 GB de espaço. O Dropbox conta também com versões móveis, excluindo para Windows Phone. No universo desktop disponibiliza versões para Windows, Mac e Linux.

Fora deste universo há um conjunto alargado de outras propostas que pode usar. Cá no TeK já referimos várias e em diferentes ocasiões, como pode ver aqui e aqui, por exemplo.

Deste leque alargado de opções fazem parte por exemplo a Box e o SugarSync, muito populares por estes dias. Ambos oferecem um máximo de 5 GB de espaço de armazenamento gratuito. No limite máximo chegam a 50 e 100 GB, respetivamente, com preços anuais de 20 e 15 dólares. As duas soluções também partilham a indisponibilidade de uma aplicação que as faça funcionar em Windows Phone, mas estão ambas acessíveis através do iPhone ou do Android. No caso do SugarSync juntam-se ainda versões para Symbian e BlackBerry.

Nestas duas opções destaque ainda para o facto do SugarSync não impor limites aos tamanhos dos arquivos que carrega, sendo o único dos cinco serviços a fazê-lo. Entre os que impõe limites os mais generosos vão para o Google Drive que é de 10 GB. SkyDrive e Dropbox ficam-se pelos 2 GB.

Rumores garantem que mais novidades estão para surgir. Uma das informações que corre nos sites de tecnologia, ainda sem confirmação oficial é de que também a Samsung se prepara para lançar um serviço de armazenamento na nuvem.

Aproveitamos ainda para abrir a caixa de comentários a outras sugestões interessantes de serviços nesta área, já experimentadas pelos leitores.

Fonte:http://tek.sapo.pt/extras/montra/montra_...39973.html
URL's de Referência