Forum Pplware

Versão Completa: Governo estabelece parceria com a Microsoft na área da Cibersegurança
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
O Governo português estabeleceu uma parceria com a Microsoft na área da Cibersegurança, cujo principal objectivo é ajudar as entidades públicas a terem mais conhecimento sobre as novas ameaças da criminalidade informática
O protocolo de cooperação foi assinado hoje e segundo a multinacional norte-americana «tem como objectivo último capacitar as entidades públicas nacionais que operam na área da segurança e cibersegurança em particular, de conhecimentos, metodologias e práticas ajustadas aos novos contornos da cibercriminalidade na actualidade».

Através desta parceria ambas as partes deverão desenvolver actividades para os organismos governamentais e da Administração Pública «com base na partilha de informação, formação técnica e inclusão em fóruns internacionais de discussão da temática de segurança no ciberespaço», refere a Microsoft em comunicado.

Uma das vertentes do acordo prevê a ligação do futuro Centro Nacional de Cibersegurança à Digital Crimes Unit, o centro da criadora do Windows dedicado à luta contra o cibercrime.

Além do anúncio desta nova parceria com o executivo português, a empresa lançou também esta semana uma nova edição do relatório Microsoft Security Intelligence Report.

No que diz respeito a Portugal, a 12ª edição do estudo, relativa ao segundo semestre de 2011, revela que o número de computadores portugueses atacados é superior à média mundial.

Segundo o relatório, em Portugal 8,9 computadores em cada 1000 foram atacados.

A Microsoft vê esta tendência como «preocupante», pois considera que «o tipo de malware encontrado [nos PC portugueses] poderá indiciar uma utilização mais "profissional" dos ataques» identificados em Portugal.

Os principais ataques informáticos registados em Portugal no quatro trimestre foram de «Miscellaneous Potentially Unwanted Software», seguindo-se os ataques com vírus de tipo Trojan, especializados no roubo de informação pessoal das vítimas.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Int...t_id=48392
URL's de Referência