Forum Pplware

Versão Completa: Sistema de Ficheiros para disco
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas.
Adquiri um disco para backup.
Tenho duas partições: 1 TB para o Time Machine (em formato HFS com journalism).
A minha duvida vem no restante espaço que vai servir para guardar dados que preciso de arquivar mas que nao necessito de ter a ocupar espaço no disco do Macbook.
Qual o melhor sistema? Visto que esta partição provavelmente ate iria usar em Windows.
Aconselham o NTFS ou o FAT32?
Eu queria um sistema que nao me perdesse a vantagem de ter Firewire como conneção (nao sei ate que ponto os diferentes sistemas sao mais lentos ou mais rapidos)

-----------

Outra questao é sobre um cartao SD HC de 32GB que uso para guardar musica, para poder usar em leitores de cd.
Reparei que o cartao está formatado em FAT (MS-DOS), isso envolve alguma preocupação ou perda de performance? Medi a velocidade de leitura e dá 22MB/s, e escrita 7MB/s. É normal?
Em relação ao disco, se formatares em FAT tens o problema que não te permite ficheiros maiores do que 4gb.
Boas,

Não é uma área que domine, mas talvez possa ajudar.

Em relação a performances (velocidades de leitura/escrita) não sei as diferenças, ou sequer se serão muito notórias (uma leitura atenta e paciente da wikipedia talvez tire algumas dúvidas - aqui e aqui, por exemplo). As diferenças que poderão ser mais importantes, e é nessas características que se compraram os diferentes File Systems, prendem-se mais com questões de tamanho máximo de volumes, tamanho máximo de ficheiros, tamanho máximo de caminhos (filenames), etc, e claro, dependem dos sistemas operativos em que os discos vão ser usados.

O Fat32 tem um problema enorme, e de certa forma irritante, que é o facto de não permitir ficheiros com dimensão superior a 4 GB. É uma limitação gigantesca para um disco que servirá de arquivo. No entanto é lido por praticamente todos os sistemas operativos e dispositivos no geral (televisões, media players, etc).

O NTFS, embora permita ficheiros de muito maior dimensão, tem um problema quando se usa Mac OS X.. o Mac OS não tem capacidade de escrita nativa neste sistema de ficheiros, apenas leitura, pelo que para a escrita é necessário recorrer a software de terceiros. (no Lion é possível activar a escrita sem software de terceiros, mas há diversos relatos de mau funcionamento).

Posto isto, a formatação da partição do disco depende da forma como vais usar. Se for para arquivar ficheiros sempre garantidamente menores que 4 GB, o Fat32 dá perfeitamente. Em NTFS não se escreve nativamente com o Mac OS X, apenas tens leitura de dados.

Há outro sistema de ficheiros que tenho usado ultimamente, que é o ExFat. Ainda não analisei a fundo este, mas até agora tem funcionado bem num disco que uso em Mac OS e Windows (é lido e escrito na perfeição por ambos os sistemas operativos). Não tem as limitações do Fat32 ou do NTFS, mas se quiseres ligar o disco a um media player, ou dispositivo do género, provavelmente terás problemas (é o que me acontece).

Para o cartão de 32 GB, passa-se basicamente o mesmo. Se é apenas exclusivamente para música, não terás com certeza ficheiros maiores que 4GB, por isso o Fat32 serve perfeitamente.

Apenas para concluir, posso dizer-te que os meus discos de arquivo estão todos em NTFS, porque usei sempre windows, apenas há muito pouco tempo comecei a usar Mac. Depois uso um disco em ExFat para usar em Mac e Windows (passar ficheiros de um para o outro) e outro disco em NTFS para poder ligar a um media player (ASUS O'play Mini), cartão 8GB e Pen 16GB (e restantes de 4GB) em Fat32 (porque tenho o disco em ExFat para ficheiros grandes).

Cumps
Muito obrigado, foi uma grande ajuda!
Ja tinha visto mas na altura nao pude responder.

Obrigado.
URL's de Referência