13-05-2012, 21:55
Boas pessoal, resolvi escrever este pequeno tópico que penso que poderá ajudar muitos de vós com a partilha das minhas vivências com este mundo.
Durante uns meses, trabalhei para a Vodafone na criação do segmento D2D (door-to-door), prática esta realizada por todos os operadores para vender o seu serviço.
Mas há algumas verdades e precauções que devemos ter.
Situação número 1:
Antes de instalar um novo ISP na tua casa, aconselho-te a dares uma vista de olhos, bem funda, no mercado.
Não te enganes pelas velocidades de 100Mbps e 200Mbps prometidas. Não precisas delas e maior parte das vezes, estas velocidades têm validade de 6 meses.
Ficas perfeitamente bem com 50Mbps.
Faz uma selecção dos operadores e elabora uma lista em que deves ter em consideração em primeiro lugar o preço.
Em segundo, as ofertas que são feitas. Em terceiro, tenta obter uma opinião do serviço em termos de funcionamento e resolução de avarias, mas não uses fóruns. De preferência, tenta saber através dos teus vizinhos. Porque? Porque os teus vizinhos estão ligados ao mesmo "cabo" que tu.
Situação número 2:
Recentemente, recebeste uma visita de um comercial em tua casa.
Ele oferece-te 100Mbps, 140 Canais de TV e Voz Ilimitada por 40€/mês.
Parece uma proposta tentadora, mas nunca feches o contrato na hora! Não ligues à lenga lenga do "ah esta promoção acaba já amanhã, se quer aproveitar, assine já hoje e pode sempre instalar mais tarde".
Nunca faças isso.
Pede-lhe o seu contacto telefónico e diz que vais analisar a proposta e que depois entras em contacto.
(A moral aqui é que, estes comerciais porta-a-porta, maior parte deles como recebem às comissões, interessa-lhes mais fechar contratos do que propriamente a tua satisfação, portanto atenção).
Analisada a proposta, comparada com outras, decidiste ficar com a oferta do rapaz.
Quando ele voltar para assinares o contrato com a entidade, pede-lhe que escreva no contrato (original e cópia) as condições oferecidas (os 100Mbps, os 140 canais e a voz ilimitada por 40,00€/mês). Isto porque? Porque ele pode aliciar-te com os 40€ e nem sequer informar-te que é durante um determinado tempo. Assim, como está escrito no contrato, a empresa é obrigada a regularizar-te a situação, caso isso aconteça.
Situação número 3
Agendaste a tua instalação para p/ex. 14/4/2012 (o contrato foi assinado no dia 4/4/2012), mas apareceu-te uma proposta ainda melhor que aquela e acabaste por decidir ficar com a nova proposta.
O que deves fazer é entrar em contacto com o consultor comercial e informa-lo que pretendes desistir daquele serviço.
Até aos técnicos chegarem a tua casa, não tens qualquer fidelização com a operadora. Nunca te esqueças disso. Muitas das vezes, os comerciais dizem que como o contrato já foi assinado e enviado para o escritório, agora tens de ficar na operadora. Pois bem, não é verdade. Está determinado pela ANACOM que, até à instalação do serviço, o cliente não tem qualquer fidelização com a operadora.
Espero ter ajudado com este pequeno tópico, pois sei que aqui algures já houve alguém enganado por uma destas formas.
Durante uns meses, trabalhei para a Vodafone na criação do segmento D2D (door-to-door), prática esta realizada por todos os operadores para vender o seu serviço.
Mas há algumas verdades e precauções que devemos ter.
Situação número 1:
Antes de instalar um novo ISP na tua casa, aconselho-te a dares uma vista de olhos, bem funda, no mercado.
Não te enganes pelas velocidades de 100Mbps e 200Mbps prometidas. Não precisas delas e maior parte das vezes, estas velocidades têm validade de 6 meses.
Ficas perfeitamente bem com 50Mbps.
Faz uma selecção dos operadores e elabora uma lista em que deves ter em consideração em primeiro lugar o preço.
Em segundo, as ofertas que são feitas. Em terceiro, tenta obter uma opinião do serviço em termos de funcionamento e resolução de avarias, mas não uses fóruns. De preferência, tenta saber através dos teus vizinhos. Porque? Porque os teus vizinhos estão ligados ao mesmo "cabo" que tu.
Situação número 2:
Recentemente, recebeste uma visita de um comercial em tua casa.
Ele oferece-te 100Mbps, 140 Canais de TV e Voz Ilimitada por 40€/mês.
Parece uma proposta tentadora, mas nunca feches o contrato na hora! Não ligues à lenga lenga do "ah esta promoção acaba já amanhã, se quer aproveitar, assine já hoje e pode sempre instalar mais tarde".
Nunca faças isso.
Pede-lhe o seu contacto telefónico e diz que vais analisar a proposta e que depois entras em contacto.
(A moral aqui é que, estes comerciais porta-a-porta, maior parte deles como recebem às comissões, interessa-lhes mais fechar contratos do que propriamente a tua satisfação, portanto atenção).
Analisada a proposta, comparada com outras, decidiste ficar com a oferta do rapaz.
Quando ele voltar para assinares o contrato com a entidade, pede-lhe que escreva no contrato (original e cópia) as condições oferecidas (os 100Mbps, os 140 canais e a voz ilimitada por 40,00€/mês). Isto porque? Porque ele pode aliciar-te com os 40€ e nem sequer informar-te que é durante um determinado tempo. Assim, como está escrito no contrato, a empresa é obrigada a regularizar-te a situação, caso isso aconteça.
Situação número 3
Agendaste a tua instalação para p/ex. 14/4/2012 (o contrato foi assinado no dia 4/4/2012), mas apareceu-te uma proposta ainda melhor que aquela e acabaste por decidir ficar com a nova proposta.
O que deves fazer é entrar em contacto com o consultor comercial e informa-lo que pretendes desistir daquele serviço.
Até aos técnicos chegarem a tua casa, não tens qualquer fidelização com a operadora. Nunca te esqueças disso. Muitas das vezes, os comerciais dizem que como o contrato já foi assinado e enviado para o escritório, agora tens de ficar na operadora. Pois bem, não é verdade. Está determinado pela ANACOM que, até à instalação do serviço, o cliente não tem qualquer fidelização com a operadora.
Espero ter ajudado com este pequeno tópico, pois sei que aqui algures já houve alguém enganado por uma destas formas.