Forum Pplware

Versão Completa: Vírus no teclado para carregar bateria de portáteis
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Uma investigação na Califórnia pretende aplicar um vírus às teclas de um portátil para gerar energia a partir de movimento ou pressão.

Uma equipa do Lawrence Berkeley National Laboratory pretende converter movimento ou pressão de teclas em energia. O vírus M13 geneticamente alterado pode produzir energia piezoelétrica. É a primeira vez que se consegue gerar energia elétrica a partir das propriedades piezoelétricas de um organismo biológico.

Nesta fase, o vírus consegue produzir seis nanoamperes de corrente e 400 milivolts, o equivalente a um quarto de uma pilha AA. A equipa de investigadores criou o dispositivo na imagem, onde um elétrodo foi revestido com o vírus e ligado a um ecrã LCD. Assim, ao pressionar o elétrodo, o movimento é convertido em energia.

O vírus M13 encontra-se frequentemente em laboratórios e é inofensivo para o ser humano, apesar das suas propriedades piezoelétricas, explica a CNet. Ao ser geneticamente alterado, este vírus pode produzir energia a partir da pressão ou do movimento. Desta forma, vai ser possível criar teclados revestidos com este vírus e que produzem energia ou aplicá-lo na sola dos sapatos para, com a pressão, carregar um telemóvel.

Fonte:http://exameinformatica.sapo.pt/noticias...z1vgh5rt7D
URL's de Referência