Forum Pplware

Versão Completa: Google vai avisar internautas com computadores infetados por malware DSNChanger
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A Google introduziu ontem uma ferramenta no seu motor de busca que vai avisar os utilizadores cujos computadores (PC ou Mac) estejam infetados pelo malware DNSChanger, anunciou a companhia numa mensagem publicada no blog oficial.

O aviso será apresentado no topo dos resultados de pesquisas, sempre que se utilize o motor de busca, detalha a companhia no seu blog.

"O nosso objetivo é aumentar o nível de consciencialização para o DNSChanger entre os utilizadores afetados pelo malware. Acreditamos que a apresentação de mensagens diretas, num site em que confiam, e no seu idioma preferencial, produzirá os melhores resultados", escreve a Google.

De acordo com a empresa, "meio milhão de pessoas terão computadores ou routers" afetados pelo malware, o que poderá tornar-se um problema, sobretudo a partir de 9 de julho, altura em que o FBI vai desligar os servidores de DNS que asseguram a ligação destes computadores à Web.

O malware, que tanto afeta PCs como Macs, faz com que quando um utilizador escreve um endereço Web no seu browser, seja redirecionado para servidores de DNS falsos, que enviam para sites escolhidos pelos cibercriminosos. O objetivo era levar os utilizadores para sites onde fossem impelidos a clicar em publicidade, rendendo receitas aos cibercriminosos receitas - um sistema habitualmente designado como "click-jacking".

No ano passado, a polícia desmantelou a rede e apreendeu os servidores usados, mas muitos dos computadores infetados continuavam a depender desses servidores, pelo que o FBI optou por não desligar as máquinas, mas antes convertê-las em servidores de DNS legítimos. O problema é que isso tem custos para a polícia, que, por isso, decidiu desligá-los a partir de julho de 2012.

Assim, os utilizadores com máquinas infetadas - que se continuam a ligar a esses servidores DNS e a depender deles - correm o risco de deixar de conseguir navegar na Web nessa altura, avisou o FBI em abril, lançando também um site para ajudar a fazer o diagnóstico e remoção do malware. Agora, passa a contar também com a ajuda da Google na tarefa de alertar eventuais afetados pelo decisão.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/internet/goo...o_comentar
URL's de Referência