Forum Pplware

Versão Completa: Criador de botnet com mais de 30 milhões de PC condenado a 4 anos de prisão
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
O criador de um botnet com mais de 30 milhões de computadores, utilizados para o envio de spam, foi condenado a quatro anos de prisão
Este foi o resultado do julgamento de Georgiy Avanesov, um cibercriminoso russo de 27 anos, que foi considerado pela justiça da Arménia, país onde foi detido em 2010, de ser culpado pelo crime de sabotagem informática.

Segundo avança a BBC, Georgiy Avanesov era o responsável pelo botnet [rede de computadores zombie] Bredolab, composto por mais de 30 milhões de computadores infectados e que iniciou actividades em 2009.

No seu pico de actividades esta rede de computadores chegou a ser utilizada para o envio de mais de três mil milhões de mensagens de spam por dia.

Além de ter criado este gigantesco botnet, Georgiy Avanesov lucrava cerca de 100 mil euros por mês com ao Bredolab, fosse a trabalhar para si ou alugando-a a outros cibercriminosos, acrescenta a estação britânica.

O botnet apenas começou a ser desmantelado em Outubro de 2010, quando as autoridades holandesas conseguiram ganhar controlo da rede e identificar o seu autor.

Na altura Georgiy Avanesov ainda tentou recuperar o controlo do botnet, lançando um ataque contra as forças policiais que estavam por detrás da investigação, mas não conseguiu.

No mesmo ano de 2010 acabou por ser detido num aeroporto arménio e esta semana um tribunal local condenou-o a quatro anos de prisão.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Int...t_id=50254
URL's de Referência