Forum Pplware

Versão Completa: Nova busca da Google pode ser rival para Siri
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Ao tornar as pesquisas mais inteligentes, o Knowledge Graph pode fazer frente ao assistente da Apple.

O Knowledge Graph da Google parece apenas mais um recurso para pesquisas, mas ligue os pontos e ele pode tornar-se o cérebro para um assistente virtual como o Siri, da Apple.
Num blogue, o engenheiro da Google Amit Singhal referiu que há mais no Knowledge Graph do que se vê: “Estamos orgulhosos do nosso primeiro pequeno passo – o Knowledge Graph – que nos permitirá tornar as buscas mais inteligentes, movendo-nos para mais perto do computador de ‘Star Trek’ que sempre sonhei construir”, escreveu Singhal.
A Google já usou antes a referência à série televisiva e aos filmes “Star Trek”, ao discutir a sua abordagem para o reconhecimento de voz no Android. Matias Duarte, outro engenheiro da Google, disse numa entrevista ao Slashgear: “Se o Siri é o ‘Star Wars’, tem essas personalidades robôs como o C-3PO que corre e tenta fazer coisas para si, faz algumas palermices e faz piadas, é uma espécie de alívio cómico. A nossa abordagem é mais no estilo ‘Star Trek’, com a nave Enterprise; qualquer pedaço de computação, tudo é consciente de comandos de voz. Não é como se tivesse uma personalidade, não tem um nome, é apenas um ‘computador’”.
Juntando estes comentários aos rumores de que a Google está a trabalhar num assistente virtual com o nome de código Majel – em homenagem à esposa do já falecido criador de “Star Trek”, Gene Roddenberry –, é fácil especular para onde a Google está a ir: Siri versus Knwoledge Graph.
Ao contrário dos comandos de voz existentes no Android, o Siri entende linguagem. O assistente da Apple não precisa de depender de um sistema rígido de instruções (como o “Navegar Para” nas indicações de caminhos ou “Escute” para música, do Android), porque ele consegue separar palavras a partir de frases faladas de forma natural. Isso torna o Siri muito mais acessível, e a Google terá de surgir com algo parecido.
Mas, com o Knowledge Graph, a Google parece estar a pensar mais à frente. Com qualquer conjunto de palavras-chave, o Knowledge Graph tenta descobrir o que os utilizadores realmente querem. A plataforma consegue descobrir os factos mais importantes sobre uma pessoa ou lugar, e trazer esses detalhes à superfície. Quando um termo de busca possui vários significados (como apple, que pode ser a maçã ou a empresa), o Knowledge Graph sabe perguntar o que se quis dizer. Como Singal apontou, as informações que a Google mostra para o termo Tom Cruise respondem a 37% das próximas pesquisas sobre ele.
A Google pode ter um melhor sistema para responder a perguntas, se a empresa puder apenas arrumar a parte da linguagem natural igual ao Siri. Em vez de simplesmente mostrar uma página do Yelp ou do Wolfram Alpha, como o Siri faz, a Google poderia potencialmente colocar o que pensa serem as informações mais relevantes na Web. A empresa já desenvolveu uma versão do Knowledge Graph para dispositivos móveis, por isso a base já está no lugar. Obviamente, tudo isto é apenas especulação, mas dados os pensamentos avançados da Google em tornar as pesquisas mais inteligentes, e a importância cada vez maior dos dispositivos móveis, o Knowledge Graph parece ter grandes hipóteses de desempenhar um papel importante na resposta do Android ao Siri.

Fonte:http://www.computerworld.com.pt/2012/05/...para-siri/
URL's de Referência