Forum Pplware

Versão Completa: "Pai" do computador faria hoje 100 anos
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
O matemático Alan Mathison Turing, considerado pai do computador e da inteligência artificial, assinalaria em 2012, se fosse vivo o centésimo aniversário. O trabalho do inglês é extenso, tendo deixado um legado que percorre áreas desde a matemática às ciências da computação, passando pela criptografia militar, inteligência artificial e pela biologia matemática.

Alan Turing foi mesmo um dos principais precursores na área da computação ao formalizar os conceitos de "algoritmo" e "computação" através da Máquina de Turing, um dispositivo cuja lógica é ainda hoje utilizada na explicação do funcionamento das unidades de processamento (CPU) num computador.

O britânico trabalhou para a divisão de criptografia do governo britânico, o secretíssimo grupo de Bletchley Park, tendo chefiado o departamento Hut 8, responsável pela criptanálise naval dos alemães.

Entre as técnicas de descodificação que elaborou destacam-se aquelas que permitiram "ler" as mensagens secretas alemãs codificadas segundo a encriptação Enigma e cuja decifração foi fulcral para os aliados no desfecho da segunda Guerra Mundial. Depois trabalhou no Laboratório de Física de Inglaterra, onde projetou o ACE (Automatic Computing Engine), um dispositivo que correspondia a um computador em estado primário, e onde demonstrou os limites da comutação mecânica.

A efeméride é comemorada pela BBC com uma série de palestras e seminários em King´s College, Cambridge, onde Turing estudou, e uma exposição patente no Manchester Museum até 18 de Novembro mostra documentos inéditos da investigação do matemático britânico.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/computadores...51743.html
URL's de Referência