Forum Pplware

Versão Completa: Wikipédia quer simplificar edição dos artigos
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A Wikimedia Foundation, a organização responsável pela Wikipédia, está a testar um novo editor visual para facilitar a edição de artigos por parte dos utilizadores
O novo sistema, que é definido pela organização como um protótipo, foi colocado on-line para que a comunidade de voluntários que escreve para a Wikipédia o possa testar.

De acordo com a fundação «este editor visual é um novo ambiente de edição que não necessita que toda a gente aprenda a nossa linguagem de marcação especial para contribuir nos nossos projectos».

Numa mensagem publicada no seu blogue oficial, a Wikimedia Foundation reconhece que «apesar de ser possível aprender o que estes [componentes de edição] são e a utilizá-los bem, muitos dos nossos editores, mais concretamente os novos editores, querem contribuir com conteúdos, não aprender formatação técnica».

Com esta nova plataforma de edição a organização afirma querer tornar «o processo de aprendizagem sobre como editar [a Wikipédia] tão trivial, de forma a que os nossos voluntários, com ou sem experiência, possam concentrar-se no que pretendem editar», recorrendo assim um sistema que faça com que «contribuir para um wiki seja tão fácil e natural como outros sistemas de edição modernos».

Por enquanto o protótipo baseado em open source ainda é uma versão de teste, que está a ser disponibilizada a todos os interessados que pretendam experimentá-la, mas ainda não inclui todas as áreas de edição, que serão integradas aos poucos, referem os responsáveis da Wikimedia.

No final da mensagem a organização pede à comunidade de editores do site ajuda para identificar possíveis falhas e quais as prioridades que devem ser tidas em conta no desenvolvimento do novo sistema de edição.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Int...t_id=52787
URL's de Referência