Forum Pplware

Versão Completa: Paris testa paragem de autocarro com quiosque, esplanada e wi-fi gratuito (com FOTOS)
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Para quem passa horas por semana numa paragem de autocarro, à espera da boleia para casa ou trabalho, uma paragem de autocarro com wi-fi gratuito, quiosque com esplanada, snacks e café e biblioteca pode ser apenas mais uma notícia, daquelas que nunca serão realidade.

Mas a verdade é que esta paragem futurística já existe e até nem é longe: na Gare de Lyon, Paris. A paragem é um “lugar de inovação social” e faz parte de um teste da RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens”, ou seja, a autoridade de transportes de Paris.

Com a duração de cinco meses, este teste vai colocar à disposição de uma das mais concorridas estações de Paris uma paragem divertida e que até pode ser produtiva para quem, como é óbvio, quer que o tempo passe o mais rápido possível.

De acordo com o Menos Um Carro, a paragem empresta livros, aluga bicicletas eléctricas, disponibiliza equipamentos para carregar gadgets e telemóveis, wi-fi gratuito e um quiosque com snacks e café (pagos, presumimos). O projecto foi desenhado pelo designer Marc Aurel.

A paragem tem várias mesas, que rodeiam as árvores existentes no local e permitem aos passageiros conviver e socializar. O local tem ainda informação interactiva sobre iniciativas que decorram na vizinhança.

“[A paragem] foi desenhada para misturar-se com o ambiente urbano. Tem uma fachada de transporte e outra urbana, e cada cidadão pode escolher o seu lugar”, explica a Passanger Transport, publicação britânica. “A paragem é completamente modular, por isso o seu tamanho pode ser customizado em localizações específicas”.

Em Dezembro de 2010, Paris tinha já desenhado uma outra experiência de paragem de autocarro, em parceria com a Ikea. A paragem foi colocada em 12 locais de muito trânsito e consistia numa série de sofás, estantes, iluminação e decoração.

Fonte (CONSULTAR PARA VER AS FOTOS)
URL's de Referência