Forum Pplware

Versão Completa: REVIEW * Clevo P150EM
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas pessoal,

Recentemente senti a necessidade reformar o meu portátil. Já levava com 5 anos de maus tratos em cima e pela segunda vez a placa gráfica mostrava sintomas de estar a falhar. Antes que ficasse sem máquina para trabalhar decidi fazer um investimento e largar umas coroas. De uma breve pesquisa que fiz pelas ofertas existentes houve uma que me despertou logo a atenção. Falo dos portáteis/barebones Clevo. A Clevo é um fabricante mundial de portáteis que possui uma linha de modelos próprios para revenda através de lojas e/ou distribuidores. Também é responsável pela assemblagem dos portáteis de outras marcas. A principal vantagem ao comprar um Clevo é a possibilidade de customização. Esta foi a característica que me despertou especial atenção, pois ao contrário das outras ofertas existentes poderia escolher uma máquina adaptada às minhas necessidades.
O modelo escolhido foi um Clevo P150EM. Trata-se de um barebone com boa qualidade de construção, capaz de suportar as placas gráficas mais recentes e poderosas do mercado. Possui um óptimo sistema de refrigeração e alguns extras interessantes como entrada m-sata e teclado iluminado.
Profissionalmente precisava da máquina para trabalhar com ferramentas de produção multimédia. Edição de vídeo, tratamento de imagem e áudio serão algumas das principais tarefas realizadas, assim como programação em AS3 (Flash) e em C# (VS .NET). Obviamente e inevitavelmente os jogos também terão presença.

A configuração escolhida foi a seguinte:

Barebone Clevo P150EM
Monitor: 15.6” 1920x1080 Led Glossy
CPU: Intel i7-3720QM 2.60Ghz/3.60Ghz
GPU: AMD HD 7970 2GB GDDR5
Memória: Corsair Vengeance 2x4Gb DDR3 1600Mhz CL9
Disco: SSD Samsung 830 128Gb + WD Black 750Gb
Extras: 2nd bay para HD
Wifi: Intel Centrino Wireless N-130
Webcam: 2Mpixeis
Bateria: 8 Celulas, 77WH

[Imagem: scaled.php?server=207&filename=i...es=landing] [Imagem: scaled.php?server=189&filename=i...es=landing] [Imagem: scaled.php?server=18&filename=in...es=landing]


Clevo P150EM
Visualmente acho o portátil bonito. É simples, com umas linhas bastante limpas. Difere neste ponto de outros modelos que se destinam ao mundo gaming. As ofertas da Asus e Alienware neste ponto ficam a perder, segundo o meu gosto pessoal claro. Tem acabamentos em borracha, ou num plástico qualquer muito parecido. O touchpad é agradável e preciso e com suporte multi-touch. No geral a qualidade de construção é bastante boa, apenas os plásticos da base parecem ligeiramente mais fracos, comparativamente com o resto do material usado.
Como ponto negativo fica apenas o layout do teclado. Um pouco fora do habitual e para programar ainda não adaptei, mas será uma questão de tempo espero eu. Em contra partida o teclado numérico dá muito jeito.

[Imagem: scaled.php?server=14&filename=59...es=landing]

[Imagem: scaled.php?server=228&filename=8...es=landing]

[Imagem: scaled.php?server=571&filename=7...es=landing]

[Imagem: scaled.php?server=4&filename=486...es=landing]

[Imagem: scaled.php?server=685&filename=9...es=landing]

[Imagem: scaled.php?server=28&filename=24...es=landing]


Mobilidade VS Desempenho
Um portátil como este requer um bom sistema de refrigeração. E um bom sistema de refrigeração implica peso adicional. Da mesma forma existe a necessidade de alimentar todo o sistema. Isso é feito graças a um carregador de 180W. Aqui começam os problemas para quem deseja mobilidade máxima. O portátil tem um peso aproximo de 3Kg. Nada de extraordinário, não é muito, mas também não é pouco. O que complica esta equação é o peso adicional do carregar. É grande e pesado!


Desempenho VS Autonomia
Vou usar o portátil sempre ligado à corrente. O uso da bateria será apenas como “UPS” para prevenir alguma falha de energia inesperada. Segundo o fabricante são garantidos 180minutos de autonomia. Estando a 7970 activa esse valor é bastante optimista. Ainda não tive oportunidade de fazer o teste, mas assim que puder coloco aqui os valores.


Desempenho VS Ruído
O sistema de refrigeração é composto por dois sistemas independentes. Um para o CPU e outro para o GPU. Isto garante temperaturas bastantes aceitáveis, mesmo em momentos prolongados em full load.
O inconveniente? Ruído… Não é muito, mas é audível. Infelizmente não tenho forma de o medir. Durante um jogo passa completamente despercebido e o destino do portátil for apenas esse, jogar, creio não haver qualquer problema (principalmente se jogarem com auscultadores) =). Se forem trabalhar pode ser um pouco chato ao final de algumas horas, mas como também trabalho geralmente de auscultadores, até agora ainda não tem-me causado grande problema.

[Imagem: scaled.php?server=820&filename=i...es=landing]


Desempenho em Aplicações
Ainda não tive muito tempo para fazer verdadeiros testes nesta área. Simplesmente tudo parece rápido, muito rápido. Em parte essa velocidade está a ser proporcionada pelo disco SSD. O Windows demora muito pouco tempo a iniciar. O Photoshop são 2 segundos! Estou muito satisfeito neste aspecto.

[Imagem: cinebenchcpuintel.jpg]


Desempenho em Jogos
Não tenho muitos jogos para testar neste momento. Ficam aqui alguns benckmarks que foram tirados com o Fraps. Todos os benchmarks foram feitos na resolução máxima suportada e com os detalhes todos no máximo. Se quiserem ver mais algum indiquem o jogo e posso ver se algum conhecido o têm e pode emprestar.

[Imagem: defs3dmark2011.jpg]

The Elder Scrolls V Skyrim
Frames: 3534 - Time: 60000ms - Avg: 58.900 - Min: 47 - Max: 64

Call of Duty- Modern Warfare 3
Frames: 1945 - Time: 60000ms - Avg: 32.417 - Min: 21 - Max: 46

F1 2011
Frames: 2958 - Time: 60000ms - Avg: 49.300 - Min: 32 - Max: 68


Considerações finais
Ainda não consegui fazer todos os testes que queria, mas até agora estou bastante satisfeito com a compra. A qualidade é acima da média, mas para o valor pago também não poderia se esperar outra coisa.

A nível do desempenho nada apontar. É como ter um desktop num portátil. Existem inconvenientes como o peso do carregador e o ruído extra, mas passam completamente para segundo plano quando todos os outros requisitos são preenchidos por completo. Se pretendem uma boa máquina com desempenho de um desktop, sem descurar a parte da mobilidade penso que o Clevo P150EM pode ser uma boa aposta. Afinal de contas é mais transportável que um qualquer portátil de 17” onde geralmente se encontram máquinas com este desempenho.

E pronto fica assim concluída a review/apresentação.

Qualquer dúvida ou teste adicional deixem comentário que tentarei dar resposta se possível.
Gostei sinceramente da tua review, embora ainda não esteja completa, como referiste.

Como é em relação ao preço?

Se a terminares e aperfeiçoares, que te parece publicá-la no site?

Aguardo a tua opinião.
Em relação ao ruído posso dar-te uma sugestão?

Liga um rádio que o ruído passa despercebido e assim ouves boa musica também... Wink
Olá Ana,

Agradeço o convite, mas não sei se está com qualidade suficiente para ser publicada no site. No entretanto, acabei também por não ter muito tempo livre para colocar mais testes.

Quanto ao preço a minha configuração ficou a rondar os 1400€, mas a gráfica encareceu a configuração. Atualmente é possível fazer configurações mais econômicas. Quanto à qualidade nada a apontar, embora já tenha tido a necessidade de trocar o carregador (estava a fazer "zumbido").
URL's de Referência