Forum Pplware

Versão Completa: Access 2007
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
Bom dia:

Sou novata nesta coisa do Access e estou com uma questão, de certeza fácil de resolver, que é a seguinte. Quero criar uma base de dados que me faça a gestão de atendimentos de um Gabinete de Inserção Profissional. Nesse gabinete atendem-se várias pessoas, utentes, diversas vezes ao dia ou vários por dia. O que eu quero fazer é uma ficha de cliente, com o registo de data, assunto do atendimento e o tipo de atendimento. Criei uma tabela (e respetivos formulários) de utente, uma de atendimento e uma de tipo de atendimento. Na de utente coloquei todos os dados pessoais do utente, na de tipo de atendimento os diferentes tipos de atendimentos possíveis que irão entrar em cada registo da tabela atendimento como forma de caixa de combinação. Na tabela atendimento coloquei nome e identificação do utente, data, assunto e tipo de atendimento.
Surgiram dois problemas: 1º se colocar os campos nome e identificação como caixas de combinação pode surgir o erro de seleccionar campos diferentes para o mesmo registo (o meu objetivo era que ao seleccionar um destes campos o outro aparecesse automaticamente); 2º ao fazer registos nesta tabela eles vão aparecer para todos os utentes (quero que para cada utente apareça sómente os seus registos).

Tembém gosava de saber porque é que sempre que abro uma base de dados do Access aparece a mensagem: "Determinados conteúdos da base de dados foram desativados" e pede para Ativar os conteúdos. Tenho de fazer sempre isto?

Bgd

PS: Desculpem o testamento. Tongue
Boa tarde.
Espero ainda estar a tempo de ajudar.

Vou começar pelo fim. O Access possui um sistema de proteção contra código malicioso, para proteção do sistema. Esse sistema de proteção fica definido no Centro de Fidedignidade, e pode aceder nas opções.
Ver mais em: http://office.microsoft.com/pt-pt/word-h...33776.aspx

Quanto às primeiras dúvidas posso ajudar mas seria mais fácil eu conhecer a estrutura da BD e os formulários. Por isso se puder colocar uma copia com dados fictícios num uploader tipo o sendspace, eu via o que era possivel fazer e postava aqui as alterações e alguma explicação adicional.

A ligação entre tabelas numa BD deve ser feita utilizando de preferencia um unico campo de cada tabela e deve esse campo na tabela principal possuir uma chave primária. No seu caso e existindo um campo com chave primária na tabela utentes (pode ser o BI, NIF ou até um Campo ID com numeração automática) e que ligará a uma campo Utente na tabela Atendimento. qualquer outro campo da tabela utentes que seja necessário visualizar será obtido por consulta usando esta ligação.
Oi:

Obrigado pela informação. Já coloquei a BD no link http://dl.dropbox.com/u/9186610/GIP2.accdb se pudesse ajudar agradecia.

Bgd
Maria João
@ß-Coder,
Para conheceres a estrutura da BD o modelo entidade-relação desde que devidamente elaborado, é mais do que suficiente, tenta ajudar a @mjmachado a chegar à solução por ela própria, de modo a que consiga perceber o funcionamento interno da mesma, em vez de fazeres tu as alterações, pois assim ela irá ser capaz de desenvolver uma aplicação útil, bem sucedida e que "conquiste" os utilizadores.
(18-07-2012 19:57)Progster Escreveu: [ -> ]@ß-Coder,
Para conheceres a estrutura da BD o modelo entidade-relação desde que devidamente elaborado, é mais do que suficiente, tenta ajudar a @mjmachado a chegar à solução por ela própria, de modo a que consiga perceber o funcionamento interno da mesma, em vez de fazeres tu as alterações, pois assim ela irá ser capaz de desenvolver uma aplicação útil, bem sucedida e que "conquiste" os utilizadores.

Não entendo a tua preocupação. O que sugeri foi:
(17-07-2012 20:56)ß-Coder Escreveu: [ -> ]Por isso se puder colocar uma copia com dados fictícios num uploader tipo o sendspace, eu via o que era possivel fazer e postava aqui as alterações e alguma explicação adicional.
Não me referi a devolver a BD pronta. Isso não faz o meu genero.
Se para ti é fácil descrever uma BD, ainda bem, mas não o será para muitos, principalmente quem tem dúvidas.

Como isto é um aparte, já dou uma olhadela à BD e posto em seguida as minhas observações
(18-07-2012 21:58)ß-Coder Escreveu: [ -> ]Não me referi a devolver a BD pronta. Isso não faz o meu genero.

Ainda bem que partilhamos a mesma opinião quanto a este ponto.

(18-07-2012 21:58)ß-Coder Escreveu: [ -> ]Se para ti é fácil descrever uma BD, ainda bem, mas não o será para muitos, principalmente quem tem dúvidas.

Se reparares não disse o contrário, e por alguma razão também referi em ajudar o user em questão a ajudar-se a si próprio. Wink
1- Deves normalizar os nomes da BD. Coloca nomes simples sem espaços nem caracteres especiais.

2- Para campos com texto longo usa o tipo Memo

3- Cria uma ligação entre o campo ID da tabela Utentes e o campo Identificação da tabela Atendimento. Mas antes tens de alterar o tipo de dados do camnpo da tabela Atendimento de texto para numero longo, identico ao ID.

4- No form Atendimento muda o controlo Identificação para combo e na origem de dados faz uma consulta à tabela utentes tipo SELECT ID,Nome FROM Utentes ORDER BY Nome , tendo com primeiro campo o ID no segundo a informação que queres visualizar, no numero de colunas 2 e na largura das colunas 0 para mostrar o valor do segundo campo da consulta e ocultar o ID.
Podes inserir mais combos para mostrar os outros dados de utente, sempre ligadas ao campo identificação.
@mjmachado,
Uma vez que és novata, se assim o entenderes e como complemento para compreenderes o que te foi dito, sugiro que dês aqui uma vista de olhos.
Obrigado Progster e ß-Coder. Vou fazer as alterações sugeridas e analisar a informação e depois contato.
Aproveitando este tópico, queria esclarecer uma dúvida.
Tenho uma consulta cruzada, com várias tabelas, e queria que num dos valores gerados, não apareça os valores repetidos. Não me consigo lembrar qual o critério.
Páginas: 1 2 3
URL's de Referência