Forum Pplware

Versão Completa: Desativada a terceira maior botnet do mundo
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Aquela que é apontada como a terceira maior botnet do mundo foi esta semana desativada, afirmam os especialistas em segurança envolvidos numa operação coordenada pelas autoridades holandesas, avança a imprensa internacional.

De acordo com os cálculos das autoridades e empresas de segurança envolvidos no processo, a rede de computadores zombie conhecida como Grum seria responsável por perto de 18% de todo o spam enviado a nível mundial.

As estimativas apontam para que esta rede estivesse a ser usada para enviar cerca de 18 mil milhões de mensagens de correio eletrónico não solicitado por dia, pelo que se espera que os níveis globais de spam caiam nos próximos dias.

A desativação terá sido conseguida ao longo desta semana. Numa primeira fase, esta terça-feira, terão sido desativados os servidores de comando e controlo instalados na Holanda e no Panamá. Mas, logo ao final do dia, terão sido ativados novos computadores com o mesmo propósito.

Os sete novos servidores responsáveis por controlar a rede foram localizados na Rússia e na Ucrânia, relatou a FireEye, uma empresa de segurança americana diretamente envolvida na "cruzada" contra a Grum.

Os especialistas explicaram que trabalharam em colaboração com parceiros na Ríssia e com a SpamHaus, uma organização inglesa que se dedica a detetar e bloquear spam e conseguiram desativar estes novos computadores na quarta-feira. Para isso, terão solicitado aos fornecedores de acesso à Internet para desligarem os computadores em causa, acrescenta o Bits, um blog de tecnologia do NY Times.

Questionados sobre a possibilidade de a rede ser reativada, os especialistas afirmam que, depois do trabalho levado a cabo, "não se trata apenas de criar um novo servidor, seria necessário levar a cabo toda uma nova campanha e infetar centenas de milhares de novas máquinas para criar qualquer coisa como a Grum", cita a mesma fonte.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/internet/des...57685.html
URL's de Referência