Forum Pplware

Versão Completa: Placa gráfica - cabo energia?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas,

Gostava que me ajudassem a perceber o seguinte:
Estou a pensar fazer um upgrade à placa gráfica e sei que algumas placas atuais, necessitam de ligar o cabo de energia diretamente à fonte de alimentação do PC e outras não (ou estou errado?)

A questão é que, tenho uma fonte de 500W, mas que não tem fichas para ligações adicionais. Ou seja, ou teria que comprar uma placa gráfica que não precise de alimentação suplementar, ou então também teria que fazer upgrade à fonte.
Só que, ao ver as características das placas gráficas, não percebo se precisa disso, ou não. Como se pode saber?

A minha motherboard é uma ASUS M4A88TD-M EVO/USB3 e gostava que a placa fosse também ASUS e com processador Radeon

Alguém me pode dar umas dicas?
Thanks & Cumps
Viva,

Sinceramente nao conheco nenhuma placa gráfica que necessite de ligacao directa a fonte (e comprei recentemente varias placas para a empresa), por isso se tal existe, passa-me ao lado.

No entanto, posso dizer-te o seguinte, segundo as especificacoes da tua board, podes colocar duas gráficas PCIe x16. Podes tambem trabalhar com velocidades ate 5200MT/s (2600Mhz).

A gráfica pode ser a que tu quiseres, desde que seja compativel com PCIe 2.0 x16 (isto para obteres o melhor performance).
Só apenas as placas gráficas de "baixa gama" não necessitam de cabo de energia como dizes, pois a slot PCIe fornece cerca de 75w.

Para placas com mais "poder" de processamente, sim é necessário cabo de energia para a mesma, pois eles "sugam" mais que 75w. Muitas vezes, vem com um cabo adaptador onde podes ligar os cabos que ligam aos discos ou drives opticas. Não será melhor solução, pois muitas vezes esses cabos não tem amperagem suficiente. Em vários sites de reviews, tens essa informação sobre cada placa, se precisam de cabo ou não.

Outra questão que tens de ver, é a fonte que tens. 500w é muito vago, pois a qualidade da mesma também influi em muito, e se não tem cabo dedicado para as gráficas, deduzo que não seja lá muito boa. Qual a marca e modelo da mesma?
aaahhh e' verdade..tinha-me esquecido completamente desses cabos..
Existem tambem outros que se ligam na board.

How to connect power supply to graphic card
(27-07-2012 19:14)LoRDByRon Escreveu: [ -> ]Outra questão que tens de ver, é a fonte que tens. 500w é muito vago, pois a qualidade da mesma também influi em muito, e se não tem cabo dedicado para as gráficas, deduzo que não seja lá muito boa. Qual a marca e modelo da mesma?

Neste momento, não te sei dizer. Teria que abrir o PC e ver. No entanto, confirmo que é uma fonte bastante básica. Pelo que não é com certeza a mais adequada.
Entretanto comprei hoje a placa, uma ASUS EAH6770 DC/G/2DI/1GD5. Ainda não a montei, pois verifico que só tenho uma ficha de alimentação de 4 pinos disponível e a placa precisa de 2 fichas de 4 pinos.
Para já, vou fazer o teste com um cabo Y de 4 pinos, a ver como se comporta. Depois se for preciso, lá terei que fazer upgrade à fonte também! Smile
URL's de Referência