Boas gostaria de saber se é possivel reproduzir Blue ray no ubuntu.
Já tentei algumas coisas que pesquisei e nada feito não funciona.
Á maneira de reproduzir um filme Blue ray no linux?


Neste momento oficialmente e legalmente só esta disponível players para windows , mas existem varias aplicações que permitem ver os conteúdos gravados nos discos blu-ray em sistemas linux.
como o
MakeMKV
lxBDPlayer
vlcpalyer
O mais simples é o makemkv pois este programa ripa blu-rays para o conteiner MKV , também permite ver os conteúdos sem ripar para o disco , tem uma opção que faz stream em rede dos conteúdos do disco blu-ray sem nunca alterar qualquer tipo de qualidade , basta copiar os links criados e colocar no player a nossa escolha , eu para ver os blu-rays em linux utilizo o smplayer e para quem tem uma placa gráfica da nvidia tem que activar a opção vdpau no smplayer na secção de configuração de video no smplayer para o visionamento seja o melhor .
se quiseres instalares o makemkv eu fiz um script de instalação do makemkv , assim é mais fácil de instalares
podes fazer o download através deste link
http://goo.gl/kMfDA
depois descarregares o pacote , descompactas
depois têns que dar as permissões necessárias
para isso basta clicares com lado direito do rato sobre o script e escolhes a opção
propriedades-permissões e depois seleccionas a opção " Permitir executar o ficheiro como uma aplicação "
depois abres uma consola "linha de comandos" e executas o script
depois é seguir os passos da instalação
se quiseres mais informações vê este tópico que criei no forum do ubuntu PT.
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=59089.0
só uma dica o ubuntu 12.04 já tem suporte blu-ray de discos não encriptados
podes experimentar o também o lxBDPlayer que funciona com makemkv , mas em algumas versões do makemkv com lxBDPlayer não funcionam .
aqui fica os links do site do programa makemkv
http://www.makemkv.com/download/
http://www.makemkv.com/forum2/viewtopic.php?f=3&t=224
obrigado meu
ja andava a procura ehehehe
obrigado mesmo
A versão do VLC 2.0.3 que se encontra-se nos repositórios do Ubuntu 12.04 já traz suporte a reprodução de discos blu-ray , mas para se poder reproduzir os filmes em blu-ray é preciso fazer o seguinte :
Baixar o ficheiro necessário para decriptar os discos blu-ray
clicando
aqui
devemos colocar na nossa directoria de utilizador .
na seguinte pasta
~/.config/aacs
que se encontra oculta,para visionar a pasta .config clique nas teclas ctrl mais H
caso não exista a pasta aacs devem a criar e colocar la o ficheiro KEYDB.cfg
outra questão importante é verificar se temos instalado o aacs
caso não tenham
Devem instalar
Código:
sudo apt-get install libaacs0
Depois é colocar o blu-ray na drive de blu-ray abrir vlc palyer , escolher a opção Media-Abrir Disco, seleccionar a opção Blu-ray , depois clicar em explorar e Seleccionar a vossa drive de blu-ray e clicar em Reproduzir .
Nem todos vão funcionar com o vlc player , o concelho que dou se algum não abrir , escolhem a opção " No disc menus "
Mais informações sobre como reproduzir blu-rays no Ubuntu vejam no seguinte tópico no forum do Ubuntu PT
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/board,8.0.html