Forum Pplware

Versão Completa: Cientistas criam router quântico
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Físicos chineses conseguiram criar um router que transmite dados quânticos, sem qualquer perda de informação.

As comunicações quânticas vão poder revolucionar a forma como transmitimos dados. Em vez de recorrer apenas a 1 e 0, a comunicação quântica usa uma superposição de estados que representam 1 e 0 ao mesmo tempo.

Até aqui, a informação quântica só podia ser passada por um cabo de fibra ótica, não se conseguindo ligar a outro tubo, sem perda de dados. E todas as tentativas de se passar de um tubo para outro resultavam em perda de dados. Em condições normais, este processo de transmissão implica ler dados, conhecidos como sinal de controlo, que informam para onde é que a transmissão deve ser feita. No entanto, no mundo quântico, ao ler o sinal de controlo, estamos a destruir a informação.

Cientistas chineses criaram um router quântico que torna este processo possível, sem perda de informação. Segundo este novo método, a informação é enviada em dois fotões polarizados vertical e horizontalmente. O sinal de controlo é lido (e destruído) num destes fotões e o outro permanece intacto com a sua informação, explica o Gizmodo.

Nesta fase, ainda não passa de um protótipo criado para provar um conceito, mas a tornar-se real, poderá revolucionar a forma como comunicamos.

Fonte:
Citar:http://exameinformatica.sapo.pt/noticias...z22o9uIYAD
URL's de Referência