Forum Pplware

Versão Completa: MPEG cria novo standard de vídeo
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A Motion Picture Experts Group (MPEG), entidade responsável por alguns dos principais formatos de áudio e vídeo digital atualmente utilizados, está a desenvolver um novo formato de vídeo que promete substituir o codec atualmente mais usado - o H.264 - com a chegada aos primeiros dispositivos prevista para 2013.

Em Julho o grupo aprovou o esboço do novo formato, cujo nome mais usado será o de H.265, também designado por High Efficiency Video Coding. Segundo os responsáveis do MPEG, o novo formato permitirá duplicar a eficiência do anterior, permitindo criar ficheiros com maior qualidade e resolução, que ocupam menos espaço.

Os pormenores sobre o novo formato de compressão foram conhecidos a partir de um comunicado publicado no site da Ericsson, empresa que integra o grupo. No documento, pode ler-se que "a disponibilidade do novo formato de compressão que reduz a largura de banda necessária para a sua transmissão, prepara o caminho para os ISP lançarem mais serviços de vídeo, usando o espectro atual".

Segundo a Ericsson, os conteúdos de vídeo representam a grande maioria dos dados transferidos nas redes de computadores, e deverão representar cerca de 90% de todo o tráfego em 2015. "Há muito interesse da indústria neste formato por isto significa que poderemos reduzir para metade a taxa de bits num ficheiro e manter a mesma qualidade visual, ou duplicar o número de canais de televisão usando a mesma largura de banda" explica Per Fröjdh, gestor de tecnologia Visual na Ericsson Research.

A MPEG estima que o novo formato seja inicialmente usado em dispositivos móveis no início de 2013, quer para reprodução local de vídeos, quer para reprodução remota em modo streaming. Per Fröjdh refere que a utilização do H.265 nos serviços de televisão "irá demorar", mas que a sua adoção nos dispositivos móveis seja "muito rápida".

Até agora, o H.264 é o formato de compressão vídeo mais usado do mercado, integrando as especificações dos discos Blu-ray, de serviços de streaming de vídeo como o Vimeo e o YouTube, integrando as tecnologias Flash e Silverlight, bem como as emissões de DVB-T, por exemplo.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/computadores...63372.html
HVEC, bonito nome.

Mas custa a crer duplicar a eficácia dos formatos actuais. Mas melhor, para os telemóveis será excelente, pois aí a largura de banda é limitada.
URL's de Referência