Forum Pplware

Versão Completa: Site monitoriza apps que estejam a divulgar dados do utilizador
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
O Mobilescope é um site ainda em fase experimental, capaz de detetar aplicações instaladas no telemóvel do utilizador que estejam a divulgar ou a copiar dados sensíveis.

O Mobilescope foi criado durante um concurso de programação focada na privacidade do utilizador, organizado pelo Wall Street Journal, em abril deste ano. Ashkan Soltani, David Campbell e Aldo Cortesi são o trio responsável pela criação e manutenção da página.

O serviço ainda está numa fase experimental e a ser usado apenas por utilizadores que já se tinham registado. O Mobilescope pode ser usado em qualquer smartphone, uma vez que não é uma aplicação, mas sim um site por onde é canalizado o trafego de internet do telemóvel. O utilizador tem depois acesso a relatórios completos do que é que cada app está a fazer e a que tipo de informação está a aceder. Há alertas que disparam quando uma aplicação é “vista” a aceder a dados privados como um nome, um contato telefónico ou um endereço de e-mail.

Soltani afirmou que o objetivo é tornar este processo de interceção o mais simples possível e que "mesmo que não seja um utilizador avançado, consegue obter estes dados a partir do Mobilescope», noticia o Mashable.

O utilizador recebe no seu telemóvel um ficheiro de configuração assim que se regista no serviço. Este ficheiro, ao ser instalado, passa a redirecionar o tráfego para os servidores do Mobilescope, que analisam o comportamento de cada app.

O utilizador é ligado a uma espécie de VPN, o que não deve causar um atraso muito grande no acesso à Internet.

«Uma maior transparência vai ajudar todos – programadores, utilizadores e reguladores – e vai também ajudar todo o ecossistema móvel», afirmou Soltani.

Fonte:http://exameinformatica.sapo.pt/noticias...z241kIRUwR
Ouvi um dizer uma vez que ia de encontro a este tema mas nao me lembro qual e'...

Seria algo do genero: "queres guardar o teu dinheiro para que ninguem lhe toque? entao poe aqui no meu bolso".

Acabei de vir do topico 'Teorias do Facebook' e agora este topico vai dar ao mesmo. Quem me garante a mim que este software vai mesmo proteger se toda a minha informacao vai para eles? E mesmo que eles sejam senhores da etica, que acontece se o sistema deles tiver uma porta aberta e um cusco vai la espreitar?

E' um bom proposito mas e' mais um entre varios...
Percebo o que queres dizer, mas não se passará o mesmo com os bancos? Wink
Certamente que sim, tudo passa pela confianca que depositamos num servico.

Noutro topico que colocaste ai, e' referido que Portugal esta-se a marimbar para o uso que e' dado a sua privacidade. Para que tanta polemica??!! Dinheiro facil e' o que e' Smile
Tens que me relembrar qual é o tópico, e ai continuar a conversa.
Aqui

E' recente o topico..estamos em 7 lugar entre os paises que me se rala Smile
URL's de Referência