Forum Pplware

Versão Completa: Transformações em cinco anos de iPhone
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Os rumores sobre o lançamento do iPhone 5 estão ao rubro com a "possivel" data de chegada às lojas a 21 de Setembro, depois de um anúncio "marcado" para dia 12 do mesmo mês. E tudo se encaixa na lógica da história de evolução do smartphone que se tornou num ícone da marca e ajudou a tornar a Apple a empresa mais valiosa do mundo, rendendo mais de 150 mil milhões de dólares em cinco anos.

Hoje passamos em revista os principais momentos da história do iPhone e dos lançamentos da marca. Em cinco anos, a Apple lançou cinco modelos do iPhone, sendo o primeiro desvendado no dia 9 de janeiro de 2007, na McWorld, onde Steve Jobs mostrou o primeiro smartphone da fabricante, que haveria de chegar às lojas em junho.

O smartphone foi apresentado após vários meses de expetativa e rumores, e beneficiando do sucesso entretanto alcançado por outros dispositivos portáteis da Apple, como o iPod e a sua iTunes Music Store. E foi precisamente como um telefone móvel que combinava as características comuns de telemóvel com as funcionalidades do leitor de música da Apple, que o iPhone foi descrito.

As expetativas eram altas, com o equipamento a propor-se revolucionar a definição comum dos telemóveis, ao ser definido, por Steve Jobs, como "três em um, por ser simultaneamente um telefone, um iPod e um dispositivo de acesso móvel à Internet".

Tinha 11,6 milímetros de espessura e uma câmara de 2 megapixéis, na parte de trás, estando disponível nas versões de 4GB (499 dólares) e 8GB (599 dólares). Entre as características, a fabricante destacava ainda a precisão do ecrã, e estimava vender 10 milhões de unidades em 2008, conquistando 1% do mercado norte-americano.

Um ano após os primeiros modelos terem começado a ser comercializados nos EUA, a empresa anunciava o iPhone 3G, que chegaria a 22 mercados no mês seguinte, em versões de 8G e 16GB.

Este foi o primeiro modelo a ser comercializado em Portugal e um recorde de vendas em todo o mundo. Nos primeiros dois dias nas lojas, foram compradas 1 milhão de unidades a nível global.

A integração de tecnologia de terceira geração móvel era a principal novidade, prometendo uma ligação mais rápida à Internet quando não havia Wi-Fi por perto.

Também ao nível do design foram feitas melhorias. Este modelo era mais fino e (segundo alguns) mais bonito. Era também mais barato (estando disponível com desconto se comprado através das operadoras) e trouxe com ele o iOS 2 e a AppStore - a loja de aplicações móveis que haveria de revolucionar a forma de disponibilizar software para o dispositivo.

Em junho de 2009 era acrescentado um novo modelo à família, mas desta vez com poucas diferenças ao nível do design. As melhorias davam-se essencialmente no interior do equipamento, designado iPhone 3GS.

Com o dobro da memória da versão anterior (32GB), duplica a velocidade e o desempenho e traz maior autonomia, bem como o suporte ao HSDPA de 7,2 Mbps. A câmara integrada passa a ser de 3 megapixéis e assegura captação de vídeos.

O lançamento deste modelo marcou também a estreia da versão 3.0 do iOS, com mais de uma centena de novas funcionalidades e, pela primeira vez, o controlo de algumas funções não só do iPhone como do iPod) pela voz.

A versão 4 do smartphone, apropriadamente chamada de iPhone 4, foi lançada em 2010. Rompendo com o design curvilíneo a que nos habituavam os seus antecessores, aposta em linhas retas e num corpo mais fino que o dos antecessores (9,3 milímetros), fabricado em Vidro aluminosilicato e aço inoxidável.

O vidro é 30 vezes mais duro que o tradicional plástico e mais resistente a quedas e riscos, garante a fabricante, para além de assegurar uma camada resistente ao óleo, que ajuda a mantê-lo limpo, prometia a Apple, em junho.

Mas o principal destaque ao nível do hardware iria para características como o ecrã de 3,5 polegadas, a que a fabricante chamou o "ecrã retina" - por prometer uma definição superior àquela que o olho humano está apto a captar.

Houve também lugar a melhorias ao nível das capacidades multimédia do aparelho. A câmara passou a ser de cinco megapixéis, zoom digital até 5 vezes e flash LED, capacidade de gravação de vídeo HD e suporte à videochamada: o FaceTime.

Como de costume, iPhone novo, iOS novo. Esta vez não foi exceção e apresentou-se o iOS 4.0, com o tão desejado suporte para multifunções, mais de 100 novas funcionalidades e 1.500 novas APIs para técnicos.

Há poucos meses atrás assistimos a mais uma "atualização" do último modelo do smartphone. A Apple já tinha avisado que por fora seria igual, mas foi preciso esperar até outubro para ter a certeza: as principais novidades do iPhone 4S estão escondidas no seu interior.

Um novo chip dual-core (o A5, também usado no iPad) e uma câmara à altura de um topo de gama - com 8 megapixéis e um novo sensor que permite captar até 73% mais luz e 33% mais depressa - são as principais novidades, que acompanham o lançamento do iOS 5 e do Siri. O "assistente inteligente que o ajuda a fazer as coisas apenas através da pergunta", como foi descrito pela marca, deu mais que falar que o próprio sistema operativo.



Esta última versão, demorou cerca um mês a chegar a Portugal, onde é comercializada desde 11 de novembro. Livre de operador custa 629 euros (16 GB), 739 euros (32 GB) ou 849 euros (64 GB). Com vinculação aos operadores, os preços variam consoante o plano escolhido. O TeK experimentou-o e partilha as impressões com os leitores, aqui.

Os rumores sobre o novo modelo do iPhone, que deverá ser acompanhado de um iPad mini, têm feito correr muita tinta, e nas próximas semanas as especulações devem ainda aumentar de tom, como é habitual. Mas prometemos ficar atentos aos desenvolvimentos.

Fonte:http://tek.sapo.pt/extras/sugestoes/suge...64472.html
URL's de Referência