Forum Pplware

Versão Completa: Portugal ganha velocidade no acesso à Internet
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A velocidade média de ligação à Internet em Portugal, nos três primeiros meses deste ano, aumentou 8,3% face a igual período do ano anterior, situando-se nos 5,4 Mbps, de acordo com o relatório trimestral State of The Internet , divulgado hoje pela Akamai.

O relatório inclui informações relativas a velocidades médias e máximas de ligação, tráfego de ataques, penetração da Internet, adoção da banda larga e banda larga móvel, bem como tendências de acesso em todo o mundo, revelando as assimetrias entre os países do norte e do sul relativamente a estes parâmetros.

Em relação ao mercado português, o relatório revela ainda uma subida na velocidade de pico média para 28,2 Mbps (mais 10% do que nos primeiros três meses de 2011), a que se juntam dados sobre a adoção da banda larga: 6,8% das ligações são já superiores a 10Mbps e 61% são superiores a 4 Mbps.


A Akamai refere ainda que, ao nível da segurança, Portugal foi alvo de 0,2% dos ataques a computadores registados em todo o mundo durante o primeiro trimestre de 2012, e que no final desse período existiam 3.022.278 IPs únicos.


A nível mundial os destaques do relatório da Akamai vão para as velocidades de ligação, a segurança, e para a penetração da Internet em 238 países e regiões. Por exemplo, mais de 666 milhões de endereços IP únicos foram detetados durante esse período, o que corresponde a um aumento de 6 por cento em relação ao último trimestre de 2011 e 14% em relação a igual período do ano anterior.

A segurança é um dos pontos em que a Akamai destaca vários indicadores, a começar nos países e regiões de origem dos maiores ataques a redes de computadores. A região da Ásia/Pacífico foi responsável por 42 por cento desses ataques, enquanto a Europa representou 35% e todo o continente americano 21%.

Quando analisadas as principais fontes dos ataques a redes de computadores, a Akamai conclui que a China foi o país com maior observação de tráfego gerado (16%), seguida dos EUA (11%) e da Rússia (7%).

Por fim, em relação à velocidade máxima de acesso à Internet, a Akamai faz notar que se assistiu a um aumento da velocidade de ligação média em 125 países, com apenas 10 países a registar recuos nessa velocidade. Dadas as assimetrias entre todos os estados abrangidos pelo relatório, a velocidade média mundial de acesso à Internet nos três primeiros meses de 2012 foi de apenas 2,6 Mbps.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/internet/por...64496.html
URL's de Referência