Forum Pplware

Versão Completa: Facturas que dão desconto no IRS têm de ser guardadas durante quatro anos
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Os contribuintes que apresentarem facturas de cabeleireiros, restaurantes e oficinas para obter deduções no IRS terão de guardar os documentos durante quatro anos, segundo um decreto-lei hoje publicado.
O incentivo fiscal, anunciado pelo Governo em Julho, visa, por enquanto, apenas quatro sectores de actividade - manutenção e reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração e cabeleireiros e institutos de beleza - mas pretende-se que «seja gradualmente alargado a outros sectores» a fim de combater a fraude e evasão fiscais.

Os contribuintes poderão deduzir à colecta 5 por cento do IVA destas actividades, com um limite global de 250 euros, mas a maior parte das famílias não deverão usufruir deste incentivo, já que será necessário gastar 26.739,13 euros anualmente para obter o benefício máximo.

«Se para a maior parte dos agregados familiares não será comum gastar 26 mil euros em todos os sectores, só nestes quatro será ainda mais difícil», comentou o jurista da DECO, Joaquim Rodrigues da Silva.

O diploma refere ainda que os contribuintes poderão consultar no Portal das Finanças, se as facturas que pediram foram devidamente declaradas pelos vendedores ou prestadores de serviços e podem alertar a administração tributária caso estas não tenham sido disponibilizadas.

Devem manter as facturas «para exibi-las à Autoridade Tributária sempre que solicitadas por um período de quatro anos, contado a partir do final do ano em que ocorreu a aquisição».

As novas regras entram em vigor a 1 de Janeiro de 2013, mas os seus efeitos só vão fazer sentir-se nas declarações do IRS do ano seguinte.

Fonte:http://tek.sapo.pt/extras/sugestoes/suge...64927.html
URL's de Referência