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Versão Completa: Atestar custa 6% do salário em Portugal
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Encher um depósito custa 82 euros em Portugal, 40 euros nos EUA e apenas 90 cêntimos na Venezuela. Portugueses são dos que mais sofrem.

Apesar dos recordes de preços das últimas semanas, Portugal continua a ter combustíveis mais baratos do que Itália, Grécia, França ou Alemanha. Porém, na hora de atestar o depósito, não há quem ‘sofra’ mais que os portugueses e os eslovacos em toda a Zona Euro.
Esta é uma das conclusões de um estudo feito pela Bloomberg com dados de instituições como o FMI, Comissão Europeia ou Banco Mundial. O estudo relacionou o preço dos combustíveis com o salário médio de mais de 60 países, em Julho deste ano.

Em Portugal, encher um depósito de 50 litros de gasolina de um automóvel custa 82 euros, o equivalente a 6% do salário médio nacional e 20% do salário mínimo. O espanhóis, por exemplo, têm de gastar apenas 3,4%do seu salário para atestar o mesmo depósito, e os irlandeses pouco mais de 2%.

Contas feitas, na região da moeda única o esforço financeiro que eslovacos e portugueses têm de fazer para encher o tanque é quase o dobro dos espanhóis e quase o triplo dos irlandeses.

Ter a gasolina mais cara do Mundo não significa que a ida a bomba seja um pesadelo, nem ser produtor de petróleo implica combustível ao ‘preço da chuva’.

A_Noruega que o diga: um litro de gasolina em Oslo custa 2,2 euros. Porém, com um salário médio de seis mil euros, um norueguês gasta 1% do seu rendimento mensal para atestar. E mais: o país prefere financiar a saúde e educação com as receitas do petróleo – do qual é dos maiores produtores – a tornar mais barata a gasolina para a população. Já na Índia encher um depósito de 50 litros custa o equivalente a 60% do salário médio de um trabalhador.

A Venezuela, outro grande produtor mundial , detém o litro de gasolina mais barato em todo o mundo: custa a módica quantia de dois cêntimos. Os EUA, um dos maiores consumidores mundiais, os combustíveis custam metade do preço praticado na Europa.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inter...t_id=57574
Começar ir buscar combustível a Venezuela lol
Olha que qualquer dia é capaz de compensar... LOL
O problema que tens é o limite de litros que podes transportar lol para além de que ao entrar cá levava logo com imposto hehe
Infelizmente é uma realidade, e são estás e outras que às vezes e excluindo as razões óbvias, me fazem lembrar da questão: "Ainda valerá a pena viver em Portugal?". Wink
Mas isso acontece em qualquer país...comprar coisas fora de Portugal é levar o nosso dinheiro para lá...Óbvio que não queremos isso Smile


O mesmo aconteceu e está a acontecer com a China...durante anos, andaram a trabalhar por meia dúzia de tostões e a meter cá o material da mesma forma...tornaram-se essenciais para o comércio da esmagadora maioria dos bens que consumimos e para além disso especializaram-se naquilo que nós queremos e temos...
Hoje estão a começar a tentar a "emancipação", qualquer dia os custos de produção irão aumentar e aumentar..."nós" demos-lhes poder que agora não lhes conseguimos tirar.
Como disse no outro tópico, e de modo a poupar se tivesse possibilidades investia era numa scooter.
Investe antes num eléctrico ou carro a gpl Wink
Num elétrico de certeza que não, mas olha que num a gpl não estaria fora de questão.
De certeza que não? então porquê?
Uma das minhas questões no que diz respeito aos eléctricos tem a ver com o facto de ainda serem demasiado recentes e haverem ainda possíveis problemas.
Os veiculos a GPL, é simples a adaptação e consegues ter um carro a gasolina(mais barato), a gastar tanto em € como um diesel, para além de que a manutenção é mais barata.

Vamos lá fazer contas e vamos pegar em carros novos de média gama. Wink

A base que fui buscar foi um Peugeot 207 3Portas.(Fui para aqui pois conheço bem a Peugeot e gosto, não haverá diferenças significativas de preços para outras marcas).

Escolhemos a versão Active
1.4VTI 95Cv a gasolina
Com todas as configurações base e o carro ficaria-nos por 15301.22€

Agora substituímos por um motor a Diesel neste caso um 1.6HDI FAP e passamos o preço para os 18801.23€

Ou seja, vamos pagar mais 3500€ para ter um motor equivalente a Diesel.

Segundo o fabricante os consumos dos dois motores são os seguintes:

1.4VTI
Urbano - 4.5L/100km
Extra Urbano - 3.4L/100km
Circuito Misto - 3.8L/100km

1.6HDI
Urbano - 4.5L/100km
Extra Urbano - 3.4L/100km
Circuito Misto - 3.8L/100km


Tendo em conta os preços do combustível, vou para os mais baratos do país.

Gasolina 95Octanas - 1,599€
Gasolina 98Octanas - 1,649€
Diesel Comum - 1,419€
Diesel Plus - 1,449€
GPL - 0,599€


Ou seja,


1.4VTI
Urbano - 4.5L/100km - 7,20€
Extra Urbano - 3.4L/100km - 5,44€
Circuito Misto - 3.8L/100km - 6,08€

1.6HDI
Urbano - 4.5L/100km - 6,39€
Extra Urbano - 3.4L/100km - 4,82€
Circuito Misto - 3.8L/100km - 5,39€


Ou seja a cada 100Km com um diesel poupamos,

Urbano - 7,20€ - 6,39€ = 0,81€
Extra Urbano - 5,44€ - 4,82€ = 0,62€
Circuito Misto - 6,08€ - 5,39€ = 0,81€

Ou seja a poupança máxima andaria nos 0,81€ a cada 100km percorridos.
Assumindo que a manutenção seria exactamente a mesma, conseguiriamos poupar os 3500€ de investimento inicial ao fim de

100Km - 0,81€
x km - 3500€

(100km * 3500€) / 0,81€ = 432098Km para poupar 3500€.

Agora vamos colocar o mesmo carro a gasolina a GPL, ou seja vamos investir uma média de 1600€ para a adaptação e aumentamos e média 1L/100km ou seja,

1.4VTI (GPL)
Urbano - 5.5L/100km - 3,29€ (Dif Gasolina - 3,91€ | Dif Diesel - 3,10€)
Extra Urbano - 4.4L/100km - 2,64€ (Dif Gasolina - 2,80€ | Dif Diesel - 2,18€)
Circuito Misto - 4.8L/100km - 2,88€ (Dif Gasolina - 3,20€ | Dif Diesel - 2,51€)


Ou seja um consumo máximo de 2.88€ por cada 100km percorridos e com uma poupança na volta dos 3.20€ por cada 100km face a gasolina, recuperamos o investimento de 1600€ em...

100km - 3.20€
x km - 1600€


(100 * 1600) / 3,20 = 50000km

Dos 3500€ que teríamos de investir inicialmente face ao Diesel, ainda ficamos com 1900€ que actualmente dariam para percorrer

2,88€ - 100km
1900€ - x km

(1900 * 100) / 2,88 = 65972Km


Wink

Com um carro eléctrico não sei qual a manutenção a fazer, mas penso que ainda seja inferior a um diesel ou gasolina. Smile
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