Forum Pplware

Versão Completa: Microsoft defende que servidores podem ser usados para aquecer as casas
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Um relatório da Microsoft Research defende que os servidores podem ser usados para aquecer as casas, o que pouparia energia – e dinheiro – para as empresas que precisam deles e seria indiferente para os cidadãos que os acolherem.

Para já, a ideia ainda não passou do papel, mas as suas conclusões estão bem definidas. “Fisicamente, o servidor de um computador é uma caixa de metal que converte electricidade em calor”, explica o relatório. Mas ainda que este ar não seja suficientemente quente para voltar a ser convertido em electricidade, ele pode ser utilizado “de forma perfeita para efeitos de aquecimento”.

Ou seja, ele é ideal para manter as casas quentes no Inverno, secar a roupa ou aquecer a água do duche, por exemplo.

Leia o estudo.

À medida que os servidores e centros de dados se tornam cada vez mais usados por utilizadores que fazem downloads de filmes e música e usam os serviços de streaming, estes consomem, também, mais electricidade, o que é um problema para empresas como a Microsoft.

Nos Estados Unidos, os servidores são responsáveis por 3% do total de energia usada. O aquecimento, por outro lado, representa 6% dessa mesma energia. Se os servidores fossem usados também para fins de aquecimento, isto representaria os mesmos serviços por metade dos custos energéticos.

Na verdade, esta mudança não seria sentida directamente pelos consumidores, argumenta a Microsoft – mas faria muita diferença para as empresas proprietárias de servidores. Para além dos custos energéticos, as empresas poupariam também no preço dos terrenos e construção de armazéns especificamente para colocar servidores.

O estudo alerta também que esta ideia não resultará em muitas das cidades do globo – apenas as que têm um clima mais frio. Finalmente, a Microsoft Research acredita que a inovação será aproveitada, em primeiro lugar, pelos edifícios de escritórios. Falta saber, assim, o que têm a ganhar – directamente – os consumidores que quiserem subscrever esta ideia em sua casa.

Fonte:http://greensavers.sapo.pt/2012/08/27/mi...-as-casas/
URL's de Referência